Ok, aprender idiomas pode não ser a coisa mais simples do mundo. Mas também não há de ser um bicho de sete cabeças. A verdade é que, desde que você esteja realmente decidido e tenha um tempo mínimo para se dedicar ao aprendizado, não existe limite para a quantidade de línguas diferentes que você pode aprender.
Ao vermos o desempenho do britânico Matthew Youlden, um poliglota que vive em Berlim, na Alemanha, e fala nove idiomas, fica mais fácil de acreditar. Confira as dicas do Matthew e assista a um incrível vídeo. A história toda está no site Babbel.com.
#1 – Saiba o que você está fazendo
Se você não tem um bom motivo para aprender um novo idioma, as chances de você perder a motivação e acabar desistindo são grandes. Querer aprender uma nova língua só por passatempo ou para impressionar alguém não é um bom começo.
#2 – Forme uma parceria
Se for possível, aprenda o idioma novo junto com um amigo, irmão, namorado… Isso ajuda na motivação e no desejo de aprender cada vez mais.
#3 – Fale sozinho

Caso não tenha ninguém para praticar no novo idioma, não tenha nenhuma vergonha de falar sozinho. Isso vai manter as frases e palavras sempre frescas na sua mente.
#4 – Mantenha este idioma importante
Não espere viajar para o exterior para usar e treinar o novo idioma. Vá a restaurantes de comida daquele país e peça no idioma, tente conhecer pessoas daquele país etc.
#5 – Divirta-se com o novo idioma
Crie canções, escreva poeminhas, converse… Enfim, deixe claro para você e para a sua mente que este é um processo prazeiroso.
#6 – Libere seu lado criança
Ao contrário dos adultos, as crianças não têm medo de errar e de admitir suas limitações em uma nova atividade. E isso é ótimo no processo de aprendizado de um novo idioma. Não tenha inibições!
#7 – Saia da zona de conforto
Nada de se fechar. Você está aprendendo um novo idioma para utilizá-lo. Então trate de perguntar onde fica um ponto turístico, pedir comida no restaurante, contar piadinhas. Tudo no novo idioma.
#8 – Aprenda a ouvir

Antes de aprender a falar, é fundamental aprender a ouvir. Ao ouvirmos um novo idioma, nossa mente vai passando do estranhamento para a familiaridade.
#9 – Observe as pessoas conversarem
Pronúncia correta envolve posicionamento da língua, dos lábios e da garganta. É um processo tão físico quanto mental. Observe as pessoas conversando no idioma, ouça músicas acompanhando a letra, veja filmes observando a legenda.
#10 – Mergulhe de cabeça
Uma vez iniciado, o processo deve tomar conta do seu cotidiano. Pratique e estude todos os dias.
Veja (e ouça!) Matthew esbanjando fluência em nove idiomas, entre eles o português:
Leia mais: Confira 7 aplicativos para aprender um novo idioma