X, Y… Saiba curiosidades sobre as diferentes gerações e suas características

Desde meados do século passado, quando a tecnologia e a comunicação começaram a transformar o mundo decisivamente, costuma-se dar nomes às diferentes gerações e suas peculiaridades. Mas, afinal, a qual geração pertencemos? E nossos filhos ou pais? Conheça algumas curiosidades sobre as gerações.

#5 – “Baby boomers”

As pessoas da geração do “baby boom” nasceram após o final da Segunda Guerra Mundial, ou seja, a partir do final dos anos 40. O “boom” se refere à explosão demográfica experimentada especialmente pelos Estados Unidos após a guerra. Esta geração foi muito influenciada pela TV e protagonizou os movimentos que mudaram a cultura e o papel da mulher a partir dos anos 60 (hippies, roqueiros, feministas etc).

#4 – Geração X

De modo geral, a Geração X compreende pessoas nascidas entre a metade dos anos 60 até 1980. Esta geração conheceu o mundo pré-internet, mas presenciou de forma ativa o surgimento da rede mundial que revolucionou o mundo. No trabalho, aceita as normas e demonstra ambição de crescimento dentro das empresas. É a geração que começou a demonstrar preocupações ecológicas e a ter menos filhos.

#3 – Geração Y

Engloba os nascidos entre o comecinho dos anos 80 e meados dos anos 90. Esta geração já chegou ao mercado de trabalho acostumada com o imediatismo e a independência gerados pela internet. Especialistas apontam certa dificuldade desta geração no mercado de trabalho tradicional, uma vez que não se acostumam facilmente com normas rígidas e têm menos paciência de esperar um bom salário.

#2 – Geração Z

Esta geração começa agora a chegar ao mercado de trabalho, uma vez que engloba os nascidos a partir de 1995. É a turma marcada pelas redes sociais e pela possibilidade de ficar o dia todo conectado via smartphones e tablets. Tem menos ambições financeiras, mas é mais dinâmica e empreendedora do que a geração anterior.

#1 – Classificação “estelar”

Também existe a classificação de acordo com as “gerações estelares”. É esta corrente que originou nomenclaturas como “Geração Índigo” e “Geração Cristal”, formada por crianças que estariam preparando o mundo para uma nova era de compreensão.