Após um ano com poucos feriados passíveis de “emenda”, 2023 promete ser um ano e tanto para quem pode “enforcar” a segunda ou a sexta-feira quando um feriado cai de terça ou quinta-feira.
Apesar de o calendário oficial de feriados de 2023 ainda não ter sido divulgado, já é possível ver em quais dias da semana caem os feriados nacionais – e, no calendário, três destas nove ocasiões têm possibilidade de “emenda”, além de cinco datas que caem de segunda ou sexta-feira e “ampliam” o final de semana.
Confira:
Feriados de 2023
Para quem costuma ter folga em segundas e sextas-feiras quando datas comemorativas oficiais caem de terças ou quintas feiras, 2023 parece ser um ótimo ano para “emendar” feriados.
Isso porque, dos nove feriados nacionais, três deles caem em terças ou quintas-feiras, enquanto quatro “aumentam” o final de semana ao cair às segundas ou sextas-feiras. Além disso, há ainda um feriado de quarta-feira e os pontos facultativos, cuja possibilidade de folga varia entre estados e empresas.
Feriados com possibilidade de emenda
De acordo com o calendário de 2023, estes são os feriados que permitem “enforcar” um dia da semana ou prolongam o final de semana:
- Paixão de Cristo (7 de abril): sexta-feira;
- Tiradentes (21 de abril): sexta-feira;
- Dia do Trabalho (1º de maio): segunda-feira;
- Independência do Brasil (7 de setembro): quinta-feira;
- Nossa Senhora Aparecida (12 de outubro): quinta-feira
- Finados (2 de novembro): quinta-feira
- Proclamação da República (15 de novembro): quarta-feira
- Natal (25 de dezembro): segunda-feira
Feriados de final de semana
Além destas datas, há ainda um feriado nacional que cai em um final de semana: o dia da Confraternização Universal, em 1º de janeiro (domingo).
Pontos facultativos de 2023
Ainda que muitos deles já sejam aceitos como feriados na maior parte dos locais, algumas datas são pontos facultativos e ter folga ou não nelas depende da empresa ou do estado onde se trabalha.
No caso de 2023, dois pontos facultativos caem em terças ou quintas-feiras, permitindo que alguns sortudos emendem ainda mais alguns dias além dos que os feriados nacionais permitem. Além disso, há também um de segunda-feira, outro de quarta-feira e dois de final de semana.
Veja:
- Carnaval (21 de fevereiro): terça-feira;
- Quarta-feira de Cinzas (22 de fevereiro): quarta-feira;
- Páscoa (9 de abril): domingo;
- Corpus Christi (8 de junho): quinta-feira;
- Dia do Servidor Público (28 de outubro): sábado;
- Dia da Consciência Negra (20 de novembro): segunda-feira.