14 patrimônios culturais do mundo que ficam no Brasil e você provavelmente não sabia

Além de belezas naturais, o Brasil ainda abriga verdadeiros tesouros reconhecidos como patrimônios culturais da humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO). Conheça alguns dos mais belos que você pode visitar:

1. Centro Histórico de Ouro Preto (Minas Gerais)

A cidade histórica de Minas Gerais foi tombada pelo seu conjunto arquitetônico e urbanístico e faz parte da história brasileira: foi cenário da Inconfidência Mineira e fez parte do esplendor barroco mineiro.

2. Centro Histórico de Diamantina (Minas Gerais)

Mais uma cidade histórica mineira, Diamantina marca a ocupação do interior do país. Foi o maior centro de extração de diamantes do mundo no século XVIII

3. Santuário de Bom Jesus de Matosinhos (Minas Gerais)

Segundo o Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), o Santuário do Bom Jesus de Matozinhos é considerado uma das obras-primas do barroco mundial. Foi reconhecido como Patrimônio Cultural Mundial pela UNESCO, em dezembro de 1985

4. Pampulha, Belo Horizonte (Minas Gerais)

O conjunto da Pampulha foi uma encomenda do presidente Juscelino Kubitchek ao grande Oscar Niemeyer. Os edif´´icios são reconhecidos pela inovação.

5. Centro Histórico de Olinda (Pernambuco)

Olinda é um museu a céu aberto e uma das primeiras cidades do Brasil. Destaca-se a arquitetura religiosa e histórica da localidade vizinha a Recife.

6. Ruínas de São Miguel das Missões (Rio Grande do Sul)

Segundo o Iphan, o sítio arqueológico de São Miguel das Missõesé um dos conjuntos históricos mais importantes situados em terras brasileiras. “Em 1937, o arquiteto Lucio Costa foi enviado ao Rio Grande do Sul para analisar os remanescentes dos Sete Povos das Missões e a visita resultou no tombamento, pelo Iphan, em 1938, dos remanescentes das Missões.”

7. Centro Histórico de Salvador (Bahia)

A arquitetura que unem uma paisagem natural deslumbrante, história brasileira e uma das capitais brasileiras tornam Salvador uma cidade única.

8. Parque Nacional Serra da Capivara (Piauí)

Shutterstock

De importância arqueológica única, a Serra da Capivara esconde vestígios da mais remota presença do ser humano na América do Sul.

9. Centro Histórico de São Luís (Maranhão)

Os vestígios dos tempos do Brasil Colônia ficaram marcados em São Luis e guardam um pouquinho da história brasileira.

10. Centro Histórico da Cidade de Goiás (Goiás)

“Goiás Velho”, como era chamada a cidade antigamente, foi tombada por seu valor arquitetônico, urbanístico e por estar intimamente ligada às expedições bandeirantes que desbravaram o Brasil nos tempos da Colônia.

11. Praça São Francisco em São Cristóvão (Sergipe)

Destruída durante a invasão holandesa, a cidade foi reconstruída e hoje a praça é considerada um conjunto monumental excepcional.

12. Paisagens Cariocas (Rio de Janeiro)

Uma paisagem urbana única que une a exuberância da natureza e a capacidade do ser humano de se adpatar a ela. Além disso, um cartão-postal reconhecido em qualquer lugar do mundo.

13. Cais do Valongo (Rio de Janeiro)

Getty Images

“Em 20 de novembro de 2013, Dia da Consciência Negra, o Cais do Valongo foi alçado a patrimônio cultural da cidade do Rio de Janeiro, por meio do Instituto Rio Patrimônio da Humanidade (IRPH). Representantes da UNESCO também consideraram o sítio arqueológico como parte da Rota dos Escravos, sendo o primeiro lugar no mundo reconhecido pela UNESCO”, explica o Iphan.

14. Paraty e Ilha Grande (Rio de Janeiro)

Repleto de natureza e de fragmentos da história brasileira, o local é considerado patrimônio misto: cultural e natural.

Turismo no Brasil