25 riquezas nacionais que todo brasileiro precisa conhecer antes de morrer

por | abr 4, 2019 | Mundo

Algumas pessoas preferem conhecer o exterior do que o próprio país. Mas, a verdade é que o Brasil é cheio de belezas naturais e únicas. Pensando nisso, separamos 25 lugares que você precisa – de fato – conhecer antes de morrer. Preparado para colocar na sua lista de desejos?

1. Capitólio (MG)

Localizada entre a Serra da Canastra e o Lago de Furnas, a cidade de Capitólio, em Minas Gerais, oferece diversas opções de passeios incríveis em um só lugar. É perfeito para viajar sozinho, com a família, amigos ou uma viagem romântica.

ShutterStock

O principal ponto turístico desse lugar mágico de Minas é o Cânion de Furnas. É lá onde se concentra o maior número de visitantes, que querem ver de perto as imensas paredes de pedra, que foram invadidas pelas águas esverdeadas e cristalinas. Um espetáculo da natureza que pouca gente acredita existir no Brasil.

Esse lugar pode agradar tanto pessoas que buscam tranquilidade em contato com a natureza, quanto aquelas que estão à procura de lugares para praticar turismo de aventura. Ah, não se esqueça de carregar uma máquina por onde for. Com certeza, esse lugar renderá lindas lembranças.

2. Amazônia

A Amazônia ocupa um espaço gigantesco do nosso país e chega a fazer parte de três regiões (Norte, Nordeste e Centro-Oeste). Quem vai até lá tem a possibilidade de conhecer o maior rio do mundo e uma biodiversidade incomparável. Não é só um lugar perfeito para desbravar o turismo nacional, mas também para conhecer melhor a nossa população.

ShutterStock

Além de ser uma imersão na natureza mais pura, é um cantinho do país que reúne lindas histórias – e vale a pena para qualquer estilo de viajante. O valor dos passeios por lá são altos, mas com planejamento você vai conseguir aproveitar ao máximo.

Thinkstock

3. Cataratas do Iguaçu (PR)

Localizada na fronteira entre Brasil e Argentina, mais especificamente entre o Paraná e Misiones, as Cataratas do Iguaçu é um conjunto de cerca de 275 quedas de água. Um bônus para você decidir ir até lá: elas são consideradas uma das Sete Novas Maravilhas da Natureza.

Shutterstock

O título foi conquistado em novembro de 2011, por meio de um concurso internacional promovido pela Fundação New Seven Wonders. Além disso, é considerada Patrimônio Natural da Humanidade, e possui diversos motivos que podem deixar qualquer brasileiro bastante orgulhoso.

Shutterstock

4. Lençóis Maranhenses (MA)

Os Lençóis Maranhenses, localizados no município de Barreirinhas, no Maranhão, formam o lugar perfeito para você conhecer essa enorme beleza, que é única em nosso país. As dunas formadas por areias branquinhas são cercadas por várias lagoas cristalinas.

A caminhada pelas dunas pode não ser tão fácil, então é melhor se preparar, mas a chegada nessas águas promete fazer valer a pena qualquer dificuldade.

Shutterstock

5. Chapada dos Veadeiros (GO)

Com certeza, você já ouviu falar desse lugar incrível que fica em Goiás. A Chapada tem uma beleza única, repleta de matas verdes quase intocadas, grutas e cachoeiras incríveis. É um cenário de filmes!

ShutterStock

É uma ótima opção para quem gosta de aventuras. E, o mais importante, de natureza. Por lá, você terá um contato rico e dos mais puros, sentindo o cheiro da natureza, da água e dos espaços que ainda não foram desmatados pelo homem.

ShutterStock

6. Jalapão (TO)

Apesar de ser considerado o maior parque estadual do Tocantins, o Jalapão ainda é pouco conhecido por turistas. O que é um pecado, já que esse lugar é um dos mais bonitos do Brasil. E você há de concordar ao ver os mais de 100 fervedouros incríveis que existem por lá.

ShutterStock

Localizado na região leste de Tocantins, o Jalapão tem vegetação predominantemente de cerrado e de campo limpo com veredas. Sua área total é de 34 mil quilômetros quadrados, ele é cortado por rios, riachos e ribeirões de água cristalina e cercado por dunas e cachoeiras.

ShutterStock

7. Fernando de Noronha (PE)

O arquipélago Fernando de Noronha, no Recife, tem ótima visibilidade para mergulho por conta da água clarinha e areia branca – na maioria de suas praias. Além disso, tem a Baía do Sancho, que foi eleita a melhor praia do mundo pelos turistas que acessam o site de viagens TripAdvisor.

Trilhas, passeios de barco, mergulhos, mirantes e praias paradisíacas. Assim é esse lugar incrível conhecido por suas belezas naturais. E tudo melhorou ao longo dos anos para os turistas, já que existem lindos restaurantes e um centrinho para aproveitar a vida noturna.

Shutterstock

8. São Miguel do Gostoso (RN)

Bem na “curva” do Brasil, onde o território nacional faz uma espécie de esquina com o oceano Atlântico, São Miguel do Gostoso é uma cidade que nasceu a partir de uma vila de pescadores. É um lugar calmo, tranquilo e quase intocado, perfeito para dias de tranquilidade em contato com a natureza.

Shutterstock

Hoje, esse cantinho pacato e aconchegante do Rio Grande do Norte é um dos destinos mais procurados no Réveillon e o turismo hoje é a principal atividade da região. As praias de areia branquinha são de tirar o fôlego.

Shutterstock

9. Ilhabela (SP)

Quem é de São Paulo sempre acha que precisa ir longe demais para ver cenários paradisíacos, mas no litoral do estado há opções lindas de passeios, como em Ilhabela. São mais de 130 km de praias exuberantes, perfeito para ir aos fins de semana, feriados e até durante as férias.

O destino também é perfeito para caminhadas, trilhas e para quem procura por cachoeiras. Em um só lugar você encontra diferentes tipos de diversão e interação com a natureza, além de conhecer um pouco dos restaurantes e da vida noturna da cidade.

10. Inhotim (MG)

Inhotim, que fica no município de Brumadinho, em Minas Gerais, é simplesmente o maior museu de arte contemporânea a céu aberto do mundo. É perfeito para visitar pelo menos uma vez na vida e viver uma experiência única de ver a arte em contato com a natureza. A dica é: reserve mais de um dia para o passeio, já que o parque é grande e tem muitas atrações.

Shutterstock

O instituto tem um acervo de mais de 200 obras de diferentes artistas. E você não precisa ser um admirador profundo das artes para curtir o passeio: muitas obras oferecem experiências sensoriais únicas, que até crianças vão curtir. Em algumas, você pode até mesmo mergulhar em piscinas, experiência perfeita para um dia de sol.

11. Bonito (MS)

Embora esteja a apenas 150 quilômetros de distância da região do Pantanal, a cidade está localizada na Serra da Bodoquena e é um dos melhores destinos de ecoturismo do Brasil. Com certeza, é um daqueles lugares que você não pode deixar de conhecer.

E motivo para isso é o que não falta: belíssimas paisagens naturais, rios de águas cristalinas, praias de águas doces, cachoeiras, cavernas, grutas, além da rica fauna composta principalmente por animais aquáticos, como peixes e jacarés, além de pássaros, como a arara azul.

12. Alter do Chão (AP)

A 36 quilômetros de Santarém, no Pará, Alter do Chão é uma vila amazônica ideal para turistas que preferem o sossego e o contato com a natureza e com as comunidades de moradores. É perfeito para aproveitar e abusar do descanso. Esqueça tudo e relaxe!

ShutterStock

Foi eleita como a melhor praia do mundo pelo jornal britânico The Guardian, em 2009, que a classificou como um “paraíso dourado”. O apelido de “Caribe amazônico” já dá uma ideia de quão lindo é o local.

13. Pipa (RN)

Conhecida como uma das melhores praias do Rio Grande do Norte, Pipa é perfeita para quem quer curtir o dia e a noite. Se você ainda gosta de surfar, vai poder aproveitar as ondas do local.

Shutterstock

Essa praia fica em Tibau do Sul e é morada de golfinhos. Como na maioria dos locais em que há golfinhos, os turistas também podem fazer passeio de barco. É perfeito para guardar incríveis lembranças.

14. Jericoacoara (CE)

Com praias maravilhosas e as famosas redes posicionadas sobre o mar para aliviar o calor dos turistas, Jericoacoara, no Ceará, conquista a população brasileira e do mundo inteiro. É difícil que alguém que tenha visitado Jericoacoara uma vez na vida não queira muito voltar lá!

iStock

Até meados dos anos de 1980 o lugar era uma simples e isolada aldeia de pescadores. Depois dessa época, passou a desenvolver o turismo e hoje é um dos lugares mais conhecidos do Ceará. Atualmente tem opções de hospedagem de todos os tipos, incluindo hotéis bem luxuosos.

E já é possível chegar lá de avião, já que agora há um aeroporto na cidade – sendo que antes só se chegava lá com transporte local, capaz de atravessar as dunas de areia do caminho de acesso à região.

iStock

15. Chapada Diamantina (BA)

A Chapada Diamantina, que fica na Bahia, é um verdadeiro santuário de belezas naturais. Essa região conta com raras e incríveis espécies de plantas e animais. A foto abaixo mostra o Poço Encantado, um dos pontos mais conhecidos da Chapada e que recebe mais visitantes. No horário certo, que os guias saberão indicar, os raios de sol entram pela gruta e formam uma paisagem belíssima!

ShutterStock

Além disso, as cachoeiras e chapadões fazem um parque de preservação, com mais de 150 mil hectares, seja considerado um dos maiores do país. Perfeito para viajar sozinho, com amigos, família ou à dois.

ShutterStock

16. Monte Roraima (RR)

Sétimo ponto mais alto do Brasil, o Monte Roraima fica na fronteira entre Brasil, Guiana e Venezuela. Com seus paredões gigantescos de mais de 2.800 metros de altitude, o lugar choca os visitantes com o seu cenário espetacular em meio à selva amazônica.

A paisagem deslumbrante é repleta de cachoeiras, rios e bromélias que encantam os visitantes durante as trilhas. É um daqueles lugares imperdíveis e que quase ninguém diria que fica no Brasil – mas o bom é que fica, sim!

17. Chapada dos Guimarães (MT)

Mais de 30 mil hectares de formação rochosa de arenito e cachoeiras chamam a atenção no belo parque do Mato Grosso. Um lugar para quem ama natureza, belas paisagens e aventuras.

ShutterStock

Além de atração turística, a região oferece possibilidade de pesquisas por abrigar sítios arqueológicos e por preservar recursos naturais.

18. Arraial do Cabo (RJ)

Conhecido como um dos melhores pontos de mergulho do Brasil, Arraial do Cabo, que fica no estado do Rio de Janeiro, está na rota turística dos amantes do combo da areia branquinha com águas cristalinas. Considerado o caribe brasileiro, o lugar deixa qualquer visitante impactado com a beleza desse mar.

iStock

Toda a região dos lagos, onde fica Arraial, oferece águas que parecem de piscina graças a um fenômeno chamado ressurgência, que traz a água do fundo do oceano para a superfície. O resultado é esse mar incrível, mas com águas bem geladas. Arraial do Cabo é motivo de orgulho para todo brasileiro, que deve visitar pelo menos uma vez na vida.

ShutterStock

19. Morro de São Paulo (BA)

Mais um destino para os amantes de praias: Morro de São Paulo, na Bahia. Esse lugar está afastado do agito comum em praias mais badaladas do estado e é perfeito para quem busca sombra e água fresca, e claro, relaxar sem se preocupar com nada.

As praias são conhecidas por ordem numérica e as principais são Primeira Praia, Segunda Praia e Terceira Praia. Você pode encontrar deliciosos restaurantes com comidinha fresca e frutos do mar deliciosos.

20. Ilha do Campeche (SC)

Quem vai a Florianópolis, Santa Catarina, pode (e deveria) conhecer essa ilha. Mais uma que chegou a ser considerada o caribe brasileiro por muitos visitantes. O local tem uma única praia, que possui águas calmas e uma paisagem incomparável.

Shutterstock

Por ter águas bastante calmas e sem ondas, o local é perfeito para levar crianças para brincar com tranquilidade. A praia é ótima para mergulhar e observar a vida marinha. É possível ver vários peixinhos. Então, vale a pena levar o seu snorkel ou alugar um por lá.

21. Brasília (DF)

Brasília não é apenas o lugar onde ficam nossos principais chefes de estado, também pode entrar na sua lista de lugares para conhecer no Brasil. Na capital do país existem diversas coisas para fazer, como atividades culturais, encontros, exposições, parques e uma agitada vida noturna.

Shutterstock

Além disso, a própria cidade já é um lugar incrível para conhecer, já que ela foi todinha planejada – e não é comum vermos um lugar tão organizado assim por aqui. É no mínimo bastante curioso e seria bem interessante conhecer. Além, é claro, de o Planalto ter toda a questão arquitetônica que vale a visita. Dê uma chance para a capital.

Shutterstock

22. Ouro Preto (MG)

Ouro Preto foi a primeira cidade brasileira a ser declarada Patrimônio da Humanidade pela Unesco, em 1980. E até hoje encanta os visitantes com sua arquitetura e seu jeitinho de cidade antiga, e claro, cheia de história em cada rua por onde você passar.

Shutterstock

E são vários motivos para você conhecer Ouro Preto: as igrejas antigas, as ruas de pedrinhas, museus incríveis, como o da Inconfidência Mineira. Além, claro, das comidas e do Carnaval de rua, que é extremamente famoso por lá também.

23. São Paulo (SP)

Tudo bem que a maior fama de São Paulo é o caos e a poluição, mas a cidade é muito mais do que isso e se você nunca foi até lá, devia colocar já esse destino em sua lista. Grandes metrópoles do mundo merecem visitas especiais e com a nossa não é diferente. Em Sampa você pode encontrar tudo que imagina: teatros divinos, cinemas dos mais modernos, parques enormes em meio aos prédios e lugares incríveis para comer (isso, sem dúvida, é um dos maiores atrativos!).

GettyImages

O centro de São Paulo é um lugar essencial para visitar. Toda a região tem prédios antigos e uma arquitetura divina, como o prédio do Teatro Municipal (foto abaixo). Uma dica: você não devia ir embora sem ter uma visão geral do centro da cidade a partir do Edifício Copan – e não esqueça de fazer fotos, pois o cenário é incrível!

Istock

Já ouviu dizer São Paulo nunca dorme? Acredite: isso é real! Uma das coisas que você não deve deixar de fazer é aproveitar a vida noturna da cidade. Um dos marcos da capital paulista é a diversidade, de pessoas, de gostos e de programas. Então imagine o tipo de “rolê” (como dizem os paulistanos) que você quer fazer e, pronto, você vai achar! Não importa o ritmo musical que está em alta agora, até mesmo aquela festa mais nichada possível você encontra por aqui: seja a melhor balada de hip hop ou a festa mais legal de forró universitário.

24. Porto de Galinhas (PE)

É um dos destinos mais procurados em Pernambuco e um dos mais badalados também. É a escolha ideal para quem quer ver belezas naturais, muito sol, artesanato e também viver muita diversão. Esse lugar incrível oferece mais de dezoito quilômetros de praias.

Shutterstock

São sete praias contínuas, desde a Praia de Camboa, passando pelas praias de Muro Alto, Cupe, Porto de Galinhas até chegar a Maracaípe e Pontal de Maracaípe. Perfeito para quem gosta de incríveis paisagens, e claro, muito sol e praia.

25. São Miguel dos Milagres (AL)

Mais um cantinho que cresceu a partir de uma vila de pescadores, o município de São Miguel dos Milagres fica em Alagoas e tem com uma pequena população de menos de 8 mil habitantes. A cidade se estende por mais de 20 km de litoral e tem se transformado em um requisitado destino de água cristalina e areias brancas.

Shutterstock

O ideal é visitar esse lindo lugarzinho durante a maré baixa – e você pode descobrir quando ela está assim consultando em sites ou mesmo conversando com guias e agências de turismo. É melhor ser nessa época pois com o mar baixinho são formadas algumas piscinas naturais onde a água assume cores diferentes, dependendo do tipo de musgo que se forma nos recifes de corais. E você poderá ver toda essa fauna e flora marinha de pertinho!

Shutterstock