Considerada uma das paisagens mais cobiçadas e fotografadas de Minas Gerais, a Janela do Céu é um verdadeiro pedacinho de paraíso com vista deslumbrante do Parque Estadual do Ibitipoca.
Com uma área de 1.488 hectares, o Parque Estadual do Ibitipoca está localizado na Zona da Mata, em uma região da Serra da Mantiqueira. A área conta com abundante vegetação, formações rochosas, grutas, trilhas e vários outros atrativos para quem ama o contato com a natureza.
Mas a grande estrela do parque é mesmo a Janela do Céu. Trata-se de um mirante natural que fica sobre uma cachoeira de 20 metros, com sete quedas, por onde correm águas douradas.
Janela do Céu garante vista inesquecível
A Janela do Céu ainda serve como uma espécie de “moldura” para a incrível paisagem composta de montanhas e vegetação.
Em sua parte interna, a Janela do Céu comporta cerca de dez pessoas e, como o passeio costuma ser bastante requisitado, é bom se preparar para filas de espera para tirar fotos no ponto mais famoso e cobiçado do parque.
Além de paciência, o visitante precisa ter disposição. O circuito para chegar até a Janela do Céu tem 16 km no total e a trilha, sem atalhos, passa por vários atrativos. O percurso leva entre seis e oito horas, incluindo intervalos.
Parque Estadual do Ibitipoca: como chegar
Partindo de Belo Horizonte, siga a BR-040 no sentido Rio de Janeiro e, antes de Juiz de Fora, acesse o trevo para a BR 267 seguindo para Lima Duarte. De lá, vá para o Distrito de Conceição de Ibitipoca por 26 km em estrada não-pavimentada. Do Distrito de Conceição de Ibitipoca ao parque são mais 3 km de estrada calçada.