Não se deixe enganar pela carinha fofa e pelos olhos grandes e redondinhos desse animalzinho: apesar de parecer um bichinho de pelúcia, o Slow Lóris é perigosíssimo e considerado uma ameaça para seus inimigos.
Animal fofinho é venenoso e perigoso
Encontrado no Subcontinente indiano, Sudeste asiático, China e no Arquipélago Malaio, o slow lóris é peludinho, lembra um bicho-preguiça e possui olhos grandes que são uma adaptação à vida noturna.

Pode parecer tentador chegar perto, acariciar e até abraçar um slow lóris, mas um detalhe fará com que você mude imediatamente de ideia: ele é o único gênero de primatas venenosos que existe.

Algo raro entre mamíferos, a mordida venenosa do slow lóris contém uma toxina que pode ser fatal. Quando o animal lambe uma glândula presente em seu braço, a secreção dessa toxina é ativada ao entrar em contato com a saliva.

Além de ser usada contra predadores quando o slow lóris é atacado, a toxina ainda serve como proteção aos filhotes quando aplicada nos pelos.

Os pesquisadores ainda não conhecem bem a estrutura social da espécie, mas já se sabe que os slow lóris se comunicam por meio da emissão de odores e que os machos são bastante territoriais.

O slow lóris se alimenta de animais pequenos, frutas e outros derivados de plantas e, atualmente correm o risco de entrar para a lista de animais em extinção, principalmente por causa do tráfico e da venda ilegal.
Animais exóticos que você não conhecia
- Borboleta rara que parece feita de vidro tem asas transparentes: fotos impressionam
- Passarinho que parece uma bolinha de algodão é um dos animais mais lindos do mundo
- Leopardo-das-neves é chamado de “gato-fantasma” por raramente ser visto por humanos