As 25 famílias mais ricas do mundo estão por trás de marcas bem conhecidas

Todos os anos, a empresa de tecnologia e dados para o mercado financeiro Bloomberg divulga um relatório das 25 famílias mais ricas do mundo. Além de estarem por trás de marcas bem famosas, que certamente você conhece, elas possuem enormes fortunas. Confira abaixo.

25 famílias mais ricas do mundo

#1 Walton

A rede norte-americana de supermercados, Walmart, é a maiora empresa varejista do mundo em receita, com vendas de US $ 500 bilhões em quase 12 mil lojas em todo o mundo. As holdings Walton Enterprises e Walton Family Holdings Trust possuem metade da companhia, uma participação que é a base da maior fortuna familiar do mundo: 190,5 bilhões de dólares.

#2 Mars

https://www.instagram.com/p/B9uYMothw4E/?lite=1

O norte-americano Frank Mars aprendeu a fazer chocolates à mão ainda na escola. O negócio que ele fundou é mais conhecido pelos produtos M&Ms, Milky Way, Mars Bars e Snickers, além de produtos para pets, como a ração para gatos Whiskas. A empresa de capital fechado pertence inteiramente a membros da família Mars, que detêm uma fortuna de 125,5 bilhões de dólares.

#3 Koch

Os irmãos Frederick, Charles, David e William herdaram a refinaria de petróleo do pai e entraram em uma disputa pelo controle da empresa no início dos anos 1980. Frederick e William decidiram deixar os negócios da família, enquanto Charles e David (foto acima) assumiram o posto, transformando a refinaria na multinacional norte-americana Koch Industries. A fortuna da família é de 124,5 bilhões de dólares.

#4 Al Saud

Os Al Saud formam a família real da Arábia Saudita. Com 15 mil membros, ela está entre as mais ricas do mundo, ficando em terceiro lugar com uma fortuna estimada em 100 bilhões de dólares. A maior parte da riqueza está concentrada em pouco mais de dois mil descendentes do rei Abdul Aziz Al-Saud que fundou, em 1932, o Estado saudita moderno.

#5 Wertheimer

Os irmãos franceses Alain e Gerard Wertheimer (foto acima) estão colhendo os frutos provenientes do financiamento de seu avô para a designer Coco Chanel, na Paris dos anos 1920. Os irmãos são donos da casa de moda de capital fechado, que apresentou o “vestidinho preto” ao mundo e tem uma fortuna de 57,6 bilhões de dólares.

#6 Dumas

O bilionário francês Jean-Louis Dumas, que morreu em 2010, foi o responsável por transformar a Hermes em uma marca global da moda de luxo. Entre os membros da família que mantêm cargos seniores na empresa estão Pierre-Alexis Dumas, o diretor artístico, e Axel Dumas, o presidente da empresa (os dois homens do meio na foto acima). A fortuna deles é de 53,1 bilhões de dólares.

#7 Van Damme, De Spoelberch e De Mevius

O empreendimento dessas três famílias belgas de fabricantes de cerveja tem raízes no século 14. A família Van Damme juntou-se às outras duas quando a fusão entre Piedboeuf e Artois, em 1987, levou à criação da Interbrew, que se fundiu com a AmBev do Brasil no ano de 2004. A fortuna das três família juntas soma 52,9 bilhões de dólares.

#8 Boehringer, Von Baumbach

A farmacêutica alemã Boehringer Ingelheim foi fundada em 1885 por Albert Boehringer e, mais de 130 anos depois, a família Boehringer, englobando os von Baumbachs, ainda está no comando. Juntas, a fortuna das duas família é de 51,9 bilhões de dólares.

#9 Ambani

https://www.instagram.com/p/CC7x8abhfRL/?lite=1

O indiano Dhirubhai Ambani, pai de Mukesh e Anil, começou a construir o precursor da Reliance Industries em 1957. Quando morreu, em 2002, sem deixar testamento, sua viúva intermediou um acordo entre seus filhos sobre o controle da fortuna da família – 50,4 bilhões de dólares. Atualmente, Mukesh está no comando do conglomerado baseado em Mumbai, que possui o maior complexo de refino de petróleo do mundo.

#10 Cargill-MacMillan

Esta família é proprietária majoritária da Cargill Inc., a maior empresa de capital fechado dos Estados Unidos e possui uma fortuna de 42,9 bilhões de dólares. A companhia foi fundada por William W. Cargill, que iniciou o negócio de commodities em um depósito de armazenamento de grãos em 1865. Seus descendentes mantêm o controle da alimentos, agricultura e industria.

#11 Thomson

A fortuna da família mais rica do Canadá, que hoje é de 31,9 bilhões de dólares, teve origem no início dos anos 1930, quando Roy Thomson abriu uma estação de rádio em Ontário. Em cinco anos, ele se tornou o principal proprietário de jornais do país. A família agora compartilha uma participação de 64 por cento no provedor de serviços e dados financeiros Thomson Reuters, que eles detêm por meio da empresa de investimento Woodbridge.

#12 Kwok

Os Kwok são a família mais rica de Hong Kong. Donos da incorporadora imobiliária Sun Hung Kai Properties, mesmo após Thomas Kwok, um dos irmãos fundadores e ex-co-presidente da empresa ser preso em 2017 e a família enfrentar uma “crise” econômica, os negócios se expandiram pela China e a fortuna deles é de 38 bilhões de dólares.

#13 Chearavanont

Os Chearavanont, é uma família tailandesa-chinesa dona de um dos maiores conglomerados da Ásia. Eles são proprietários do Grupo Charoen Pokphand, conhecido mundialmente como CP Group. Dhanin Chearavanont (foto acima) e seus três irmãos Jaran, Montri e Sumet, e seus primos, são proprietários coletivos do grupo, que opera em diversos setores da economia, como agricultura, telecomunicações, marketing, distribuição e logística, comércio internacional, petroquímica, propriedade e desenvolvimento de terras, integração de culturas , seguros, automóveis e alimentos para animais de estimação.

#14 Johson

Abigail Johnson (foto acima) é presidente e CEO da Fidelity Investments, uma das principais empresas de investimentos do mundo. O grupo foi criado por seu avô, Edward C. Johnson II, no ano de 1946. A família ocupa o 14° lugar das mais ricas do mundo, com uma fortuna de 37,4 bilhões de dólares.

#15 Cox

A família Cox controla o conglomerado Cox Enterprises. Sua divisão Cox Communications é a terceira maior empresa de cabo nos Estados Unidos. James M. Cox fundou a empresa em 1898. Seus descendentes, incluindo James C. Kennedy e Blair Parry-Okeden, continuam acionistas do grupo e a família tem uma fortuna estimada de 36,9 bilhões de dólares.

#16 Quandt

https://www.instagram.com/p/Bs6nvoYBiEj/?lite=1

Herbert Quandt ajudou a transformar a BMW em uma das maiores fabricantes mundiais de veículos de luxo. A matriarca da família, Johanna Quandt, morreu em 2015 e seus filhos Stefan Quandt (foto acima) e Susanne Klatten, mantêm o controle da empresa. Seus outros investimentos incluem participações na empresa de logística alemã Logwin e na empresa de software de segurança holandesa Gemalto, somando uma posse de 35 bilhões de dólares.

#17 Pritzker

Filho de um imigrante ucraniano, A.N. Pritzker começou a investir em imóveis e empresas com problemas enquanto trabalhava para o escritório de advocacia de seu pai. Os investimentos semearam a fortuna de 33,7 bilhões de dólares, de uma das dinastias mais antigas da América, cujos ativos compartilhados incluem os hotéis Hyatt.

#18 Mulliez

A família Mulliez já havia construído um império de varejo na época em que Gerard Mulliez fundou a Auchan, conhecida como Walmart francês, em 1961, que se tornou uma das maiores redes de supermercados da Europa. A holding familiar, Association Familiale Mulliez, controla um grupo diversificado de negócios de varejo, incluindo a rede de materiais de construção Leroy Merlin e o grupo de esportes e lazer Decathlon e, juntas, suas posses financeiras somam 33 bilhões de dólares.

#19 Johnson (SC)

Samuel C. Johnson começou a vender pisos de parquete em 1882 e cinco gerações da família Johnson transformaram a SC Johnson em um fabricante de utensílios domésticos. Atualmente, H. Fisk Johnson é o presidente do conselho e diretor executivo da empresa. Suas marcas incluem Mr. Músculo, Raid e Windex e a família tem uma fortuna de 33 bilhões de dólares.

#20 Albrecht

Os irmãos Theo e Karl Albrecht assumiram o controle da mercearia de seus pais depois de voltar da Segunda Guerra Mundial e a transformaram na Aldi, uma rede alemã de supermercados de desconto. Os irmãos dividiram o negócio na década de 1960, após uma disputa sobre a direção do negócio. As duas filiais – Aldi Nord e Aldi Sud – agora têm mais de 10.000 lojas juntas. O lado da família de Theo também é dono da Trader Joe’s, que eles compraram em 1979, o que soma uma riqueza de 32,6 bilhões de dólares.

#21 Rausing

É graças aos Rausing que hoje, tomamos leite de caixas e não mais de saquinhos. A riqueza da família de 32,5 bilhões de dólares se originou com a Tetra Pak, a embalagem longa vida para bebidas criada por Ruben Rausing, na Suécia, na década de 1950. Neto de Ruben, Gad, agora controla toda a Tetra Laval, uma das maiores empresas de embalagens do mundo. Hans filho de Ruben, vendeu sua participação no negócio para Gad em 1995 e, desde então, tem investido em embalagens e ações ecológicas.

#22 Hartono

Michael Hartono é um empresário e herdeiro bilionário chinês-indonésio. Ele e seu irmão Robert Budi são proprietários da Djarum, fabricante de cigarro, que herdaram de seu pai, Oei Wie Gwan, após sua morte, em 1963. Ao longo dos anos, eles expandiram os negócio para um grande conglomerado econômico, incluindo o Banco Central da Ásia (BCA), e se tornaram os mais ricos do país, com o próprio Michael tendo um patrimônio de 32,5 milhões de dólares.

#23 Lauder

Estée Lauder, de Nova York, Estados Unidos, fundou uma empresa de venda de produtos para a pele em 1946 com seu marido, Joseph. Hoje, sua empresa de mesmo nome vende bilhões em cosméticos e fragrâncias. Não é à toa que sua fortuna chega a 32,3 bilhões de dólares.

#24 Hoffmann

A farmacêutica Roche Holding foi fundada pelo empresário Fritz Hoffmann-La Roche em 1896. Seus descendentes agora controlam uma participação de 9% na empresa e, mesmo assim, os membros da família, que são defensores da conservação da natureza, detêm uma fortuna de 31,3 bilhões de dólares.

#25 Ferrero

https://www.instagram.com/p/BtN_BKqgqKe/?lite=1

É graças à Nutella, aos os bombons Ferrero Rocher e ao Kinder Ovo que a família Ferrero possui uma fortuna de 29,8 bilhões de dólares. Michele Ferrero construiu uma empresa global de confeitaria de chocolate na pequena cidade italiana de Alba. Seu filho Giovanni assumiu o comando dos negócios da família depois que outro filho, Pietro, morreu em um acidente de bicicleta em 2011 e, em 2018, a Ferrero cresceu ainda mais depois de adquirir a Nestlé, nos Estados Unidos.

Valores das fortunas das famílias em reais feita com a cotação do dólar em 26 de agosto de 2020:

  • Walton: R$ 1,06 trilhão
  • Mars: R$ 702,8 bilhões
  • Koch: R$ 697,2 bilhões
  • Al Saud: R$ 560 bilhões
  • Wertheimer: R$ 322,5 bilhões
  • Hermes: R$ 297,3 bilhões
  • Van Damme, De Spoelberch e De Mevius: R$ 296,2 bilhões
  • Boehringer, Von Baumbach: R$ 290,6 bilhões
  • Ambani: R$ 282,2 bilhões
  • Cargill: R$ 240,2 bilhões
  • Thomson: R$ 218,9 bilhões
  • Kwok: R$ 212,8 bilhões
  • Chearavont: R$ 212,2 bilhões
  • Johnson (Fidelity): R$ 209,4 bilhões
  • Cox: R$ 206,6 bilhões
  • Quandt: R$ 196 bilhões
  • Pritzker: R$ 188,7 bilhões
  • Mulliez: R$ 184,8 bilhões
  • Johnson (SC): R$ 184,8 bilhões
  • Albrecht: R$ 182,5 bilhões
  • Rausing: R$ 182 bilhões
  • Hartono: R$ 182 bilhões
  • Lauder: R$ 180,8 bilhões
  • Hoffmann: R$ 175, 3 bilhões
  • Ferrero: R$ 166,9 bilhões

Famosos mais ricos e bem pagos do mundo

  • Lista das celebridades mais bem pagas revelou qual signo é o mais rico de todos
  • 10 personagens mais ricos da ficção; consegue adivinhar quem é o número 1?
  • Como Rihanna se tornou a cantora mais rica do mundo: entenda história