O pica-pau-bico-de-marfim, espécie que serviu de inspiração para a criação do personagem de desenho animado Pica-Pau, deverá ser declarado extinto em breve.
Segundo o Serviço de Peixes e Vida Selvagem dos Estados Unidos, além da ave, outras 22 espécies de pássaros, peixes e animais selvagens vão ser removidas da lista de espécies ameaçadas de extinção.
“Com a mudança climática e a perda de área natural empurrando mais e mais espécies para o limite, agora é a hora de levantar esforços proativos, colaborativos e inovadores para salvar a vida selvagem da América, afirmou a autoridade em comunicado oficial.
Ave que inspirou Pica-Pau nunca foi comum
O American Bird Conservancy aponta que o pica-pau-bico-de-marfim ( Campephilus principalis) nunca foi conhecido como uma ave comum, pois dependia de grandes pântanos do sul com muito espaço e comida para prosperar.
Os fatores por trás dos desaparecimentos das espécies variam, mas todos estão de alguma forma relacionados à ação humana.
Entre as causas de extinção dos animais estão desenvolvimento excessivo, poluição da água, extração de madeira, competição de espécies invasoras, pássaros caçados por suas penas e animais capturados por coletores particulares.