Uma cidade incrível, Buenos Aires é o tipo de destino que sempre reserva surpresas, por mais que o turista não seja mais “de primeira viagem” na capital da Argentina. Seus bairros, cada qual com um estilo diferente (uns mais históricos, outros mais modernos, uns mais badalados, outros mais tranquilos), escondem segredos culturais, gastronômicos e arquitetônicos que só são descobertos com boas garimpadas, bairro a bairro. Para que a sua viagem a Buenos Aires seja assim, desvendando as mil faces da cidade, confira nossas dicas do que ver e quais são as melhores hospedagens de cada bairro.
Leia também:
Carnaval no Rio e em São Paulo
Destinos de inverno para viajar no verão
Nos Palermos de Buenos Aires
Assim como Buenos Aires tem mil faces, o extenso e arborizado bairro de Palermo também se divide em vários tipos! Tem o Palermo Soho das lojinhas modernas, bares descolados e galerias de arte, o Palermo Hollywood das ruas de paralelepípedos, dos excelentes restaurantes e dos estúdios de cinema e TV que deram nome ao bairro, e tem também o Palermo Viejo, onde estão concentradas as áreas mais verdes, conhecida como Bosques de Palermo.
Nesse mix de bairros dentro de um único bairro, Palermo se destaca como um dos mais animados de Buenos Aires! Nele se ganha um dia inteirinho pulando das lojinhas às galerias, das galerias aos cafés, dos cafés aos restaurantes, dos restaurantes às mesinhas na calçada dos bares. E, assim vai até anoitecer, quando o bairro também pode ser muito bem aproveitado nos clubes e boates. Uma estada á altura do agito do bairro portenho, está no The ClubHouse, um hotel/club que promove festas, desfiles, exposições, além é claro, de hospedar com requinte e exclusividade.
Recoleta além do cemitério
Se Palermo é para badalar, a Recoleta é para encontrar a paz, inclusive a paz eterna, já que o bairro é famoso por abrigar o maior cemitério da cidade. E, por mais mórbido que possa parecer, o passeio ao cemitério, no qual famosos como Eva Perón foi enterrada, atrai muitos turistas. Mas calma, não são só os túmulos que movem o turismo da Recoleta!
No bairro que é considerado a Paris portenha, a arquitetura ao estilo Belle Époque dos casarões já vale o passeio, mas ainda tem uma porção de cafés, restaurantes e a famosa feirinha hippie que, além dos artesanatos, reúne diversos artistas de rua. Outra atração que agrada aos olhos é o Buenos Aires Design, shopping exclusivamente dedicado a venda de artigos de decoração. Dá vontade de redecorar a casa inteira! Na hora de hospedar-se no bairro mais parisiense da capital portenha, nada melhor que uma estada em uma histórica mansão francesa. No coração do bairro, o requintadíssimo Algodon Mansion é a melhor escolha!
Puerto Madero e San Telmo: Do moderno ao histórico!
Os “politicamente saudáveis” que me desculpem, mas um dos maiores prazeres de viajar para Buenos Aires é comer. Para isto, não há lugar melhor que Puerto Madero! Após um projeto de revitalização que transformou as antigas docas do porto em sofisticados restaurantes e bares, Puerto Madero se tornou o mais moderno, gastronômico e elegante bairro da capital argentina. E, por falar em elegância, a estada perfeita para aproveitar este bairro está do ladinho do porto, nos ambientes contemporâneos do Moreno Hotel!
Se Puerto Madero é o mais moderno, sem dúvidas San Telmo é um dos mais antigos bairros de Buenos Aires. Ao caminhar por suas ruas o passado parece ressurgir através dos prédios históricos, casarões dos séculos 18 e 19, igrejas antigas e inúmeros antiquários. Nele também acontece a maior feira de rua da cidade, ocupando mais de 10 quarteirões do bairro com diversos tipos de souvenirs e artistas. E, é no clima histórico e artístico do bairro que o hotel Bonito Montserrat, situado em um edifício de 1914, oferece hospedagem em suítes com intervenções de artistas contemporâneos.
Quer descobrir mais bairros e hotéis em Buenos Aires? É só ficar de olho no Zarpo!