null: nullpx
chuva de meteoros-Mulher

Chuva de meteoros poderá ser vista por todo o Brasil nesse fim de semana

Com traços bem marcantes pelo céu, a Delta Aquarídeas poderá ser vista a olho nu
Publicado 28 Jul 2022 – 04:13 PM EDT | Atualizado 28 Jul 2022 – 04:13 PM EDT
Reações
Compartilhar
Chuva de meteoros Delta Aquarídeas acontece todo ano. Crédito: j2chav/Getty Images/iStockphoto

No final de julho, teremos mais um fenômeno astronômico visível por todo o Brasil. A chuva de meteoros Delta Aquarídeas, que acontece todos os anos, terá seu auge de visibilidade no dia 30 deste mês.

Chuva de meteoros Delta Aquarídeas

Em 30 de julho, a chuva de meteoros Delta Aquarídeas estará bem visível pelos céus, quando atinge sua máxima. Segundo informações da Nasa, o fenômeno é uma chuva constante que ocorre durante o inverno. Ela costuma preceder a chuva de meteoros Perseidas, que também será observável no Brasil, em agosto.

Os asteroides na Delta Aquarídeas são resíduos do Cometa Halley, e são observáveis anualmente, quando voltam à órbita terrestre. Seus meteoros também costumam aparecer com traços mais persistentes.

Esse evento está entre as 12 maiores chuvas de meteoros anuais, que ocorrem quando a Terra, em sua órbita anual pelo sol, acaba "cortando o caminho" por onde passou um cometa. Assim como outros fenômenos nos céus, para observar a chuva de meteoros Delta Aquarídeas, é importante buscar um lugar com céu mais escuro e limpo. O pico deverá acontecer durante a noite do dia 30 de julho.

Eventos astronômicos

Reações
Compartilhar

Mais conteúdo de interesse