A ginasta Simone Biles, campeã olímpica da Rio 2016 e uma das maiores estrelas da modalidade, surpreendeu o público ao anunciar que desistiu de disputar a final individual geral de ginástica artística nas Olimpíadas de Tóquio nesta quarta-feira (28). Na manhã de terça-feira (27), a atleta já havia se retirado da disputa por equipes após um salto ruim.
A decisão de Biles, no entanto, foi por um ótimo motivo: ela optou por colocar o seu bem-estar emocional em primeiro lugar.
Simone Biles desiste de final para cuidar de saúde mental

Favorita ao ouro na final individual geral dos Jogos de Tóquio 2020, Simone Biles precisou se retirar da disputa para preservar a sua saúde mental. Ao longo dos últimos anos, a jovem de apenas 24 anos enfrentou bastante pressão para se tornar uma atleta de elite.
Apesar da decisão, a ginasta ainda pode participar das finais por aparelhos a partir de domingo (1), já que está classificada para todos os aparelhos.
Biles teve o apoio da equipe de ginástica dos Estados Unidos em sua escolha. Por meio das redes sociais, o time elogiou a bravura da atleta por priorizar o seu bem-estar e confirmou o motivo do afastamento da ginasta.
After further medical evaluation, Simone Biles has withdrawn from the final individual all-around competition. We wholeheartedly support Simone’s decision and applaud her bravery in prioritizing her well-being. Her courage shows, yet again, why she is a role model for so many. pic.twitter.com/6ILdtSQF7o
— USA Gymnastics (@USAGym) July 28, 2021
Em suas redes sociais, Simone já havia feito um desabafo na segunda-feira (26), logo após ter erros durante as classificatórias dos aparelhos. Em um post, a atleta falou sobre a pressão de ser apontada como uma das maiores estrelas dos Jogos Olímpicos.
“Não foi um dia fácil ou o meu melhor, mas consegui superá-lo. Eu realmente sinto que às vezes tenho o peso do mundo sobre meus ombros. Eu sei que eu ignoro e faço parecer que a pressão não me afeta, mas às vezes é difícil. As olimpíadas não são brincadeira!”, escreveu.