Existe uma bonita história de união entre pai e filho por trás da criação do brinquedo Lego

por | jul 28, 2017 | Mundo

Você já deve ter montado muitos projetos com as pecinhas de plástico Lego, se não na sua infância, já adulto ou acompanhando alguma criança.

A marca de brinquedos é mesmo uma referência mundial, ao incentivar a criatividade e explorar o desenvolvimento lúdico e lógico de milhares de pessoas.

Mas, pouca gente sabe que a história do surgimento do Lego é daquelas que mostram como é possível e bonito superar as adversidades. 

História do Lego: lição de superação

A criação da marca pelo carpinteiro dinamarquês Ole Kirk Christiansen foi a resposta dele para uma grande crise financeira, que atingiu seus negócios, seguida da perda da mulher. Fatos que o fortaleceram e incentivaram a se aproximar dos quatro filhos e transformar seu talento em uma história de sucesso.

Na década de 30, o mundo passava por uma grave crise financeira, que também atingiu o carpinteiro Christiansen. Ele, então, precisou se reinventar no ofício e passou a fabricar brinquedos de madeira. 

Isso porque, mesmo em tempos difíceis, o dinamarquês percebeu que os pais gostavam de comprar lembranças para os filhos.

Em 1932, segundo informações da própria marca, Christiansen fundou a Lego ao perceber que os brinquedos de madeira alegravam seus quatro filhos. Ele havia perdido a mulher, e em um exemplo de superação, se reergueu ao mudar de ramo nos negócios.

Dedicação de pai e filho

A fim de alavancar as vendas, um dos filhos do carpinteiro, Godtfred Kirk Christiansen, passou a ajudar o pai no desenvolvimento da Lego, nome que surgiu da expressão “leg godt” (“brincar bem”, em dinamarquês, e “eu monto”, em latim).

Tanto empenho de pai e filho fez com que a marca ficasse conhecida entre revendedores, que eram visitados pessoalmente pelo fundador da marca.

Em 1942, entretanto, um incêndio destruiu a oficina de brinquedos, colocando, mais uma vez, o empenho da família à prova.

O fundador e seu filho construíram uma nova fábrica e, a partir daí, as vendas passaram a aumentar. Nos anos 50, pela dedicação de Godtfred, ele assumiu a direção da empresa.  

A Lego havia se transformado em uma fábrica de brinquedos de plástico, mas ainda sem a divisão em pecinhas, que se tornaria o maior trunfo da marca. 

Em 1954, o filho do fundador colocou, finalmente, a ideia em prática, ao imaginar brinquedos que não fossem entregues prontos às crianças, fazendo com que elas desenvolvessem o raciocínio lógico e a imaginação.    

De acordo com a marca, atualmente, a empresa fornece brinquedos e materiais de ensino para crianças em mais de 140 países.

Em um vídeo comemorativo (em inglês), a Lego contou sua própria história em uma animação bem emocionante:

Lego e inovações