Feriados da Copa: São Paulo e Rio confirmados; veja outras cidades

*Atualizada em 26/05/2014

São Paulo dará feriado municipal em 12 de junho, dia da abertura da Copa do Mundo 2014 na Arena Corinthians. Enquanto isso, Rio de Janeiro terá feriados em todos os dias úteis de jogos do Mundial no Maracanã. Confira informações atualizadas sobre feriados, pontos facultativos ou dispensas durante a competição em todas as outras cidades-sede.

Leia também

Jogadores mais gatos da Copa do Mundo do Brasil; veja fotos

Astrólogo garante sucesso do Brasil na Copa 2014

Ouça a música da Copa com Jennifer Lopez e Claudia Leitte

Diferença entre feriado e ponto facultativo

A Lei Geral da Copa do Mundo autoriza que os governos Federal, Estadual e Municipal decretem feriado ou ponto facultativo em qualquer dia de jogo realizado no Brasil. Por isso, pode existir folga durante o Mundial e a decisão cabe aos governantes.

Feriado – Sendo decretado feriado, todos os trabalhadores devem folgar, tanto funcionários da rede pública, quanto da iniciativa privada. Quem trabalhar deverá receber a mais por isso.

Ponto Facultativo – Significa que os trabalhadores públicos não deverão trabalhar, mas empresas privadas podem funcionar normalmente, sem precisar pagar mais ao funcionário.

Feriados da Copa do Mundo

Nos dias de partidas da seleção brasileira, independente de onde serão realizadas, devem existir dispensas em todo o país para acompanhar os jogos e torcer pela seleção. Já as cidades-sede mudarão o calendário adicionando feriados ou pontos facultativos. Entenda como será em cada um dos 12 municípios que receberão jogos.

Todas as cidades deverão ter dispensas em jogos do Brasil, mas algumas cidades-sede deverão decretar feriados ou pontos facultativos (Créditos: Thinkstock)

Belo Horizonte (MG)

A capital mineira não dará feriados, apenas ponto facultativo nos dias dos jogos na cidade. Belo Horizonte recebe partidas nos dias 14, 17, 21, 24 e 28 de junho e 8 de julho. Caso aconteça algum jogo do Brasil no Mineirão (na primeira fase não há partida da seleção brasileira na cidade), o expediente deverá ser encerrado 5 horas antes da partida. Nas partidas da seleção fora de BH, os funcionários serão liberados três horas antes.

Brasília (DF)

Não haverá feriado ou ponto facultativo em nenhuma das datas: 15, 19, 23, 26 e 30 de junho e 5 e 12 de julho. Apenas em dias de jogos da seleção brasileira no Mané Garrincha ou em outra cidade o expediente se encerrará ao meio-dia.

Cuiabá (MT)

Haverá ponto facultativo em Cuiabá nos dias de jogo na Arena Pantanal. As datas são: 13, 17, 21 e 24 de junho.

Curitiba (PR)

Não haverão feriados. Nos dias 16, 20, 23 e 26 de junho a Arena da Baixada recebe jogos da Copa do Mundo e em todas as datas será ponto facultativo por meio período, a partir do meio-dia.

Fortaleza (CE)

A capital do Ceará ainda não tem definido o calendário da Copa do Mundo, mas a Prefeitura estipulou prazo até 30 de maio para decidir o impasse. O Estádio Castelão recebe jogos nos dias 14, 17, 21 e 24 de junho e 4 de julho.

Manaus (AM)

Manaus terá jogos na Arena Amazônia em 14, 18, 22 e 25 de junho. Desses dias, será ponto facultativo em 18 e 25 de junho, ambos quartas-feiras. Os outros jogos ocorrem em finais de semana – 14 é sábado e 22 é um domingo.

Natal (RN)

Será ponto facultativo nos dias de jogos no Estádio das Dunas e também nos do Brasil. As partidas em Natal acontecem em 13, 16 ,19 e 24 de junho. A seleção brasileira joga na primeira fase nos dias 12, 17 e 23 de junho.

Porto Alegre (RS)

A capital do Rio Grande do Sul não dará feriado em nenhum dia de jogo no município. Porém, será ponto facultativo a partir do meio-dia para funcionários públicos nos dias de semana em que acontecem partidas no Estádio Beira-Rio: nas quartas-feiras 18 e 25 de junho e na segunda-feira dia 30 do mesmo mês. Porto Alegre também recebe partidas nos dias 15 e 22 de junho, ambos domingos.

Recife (PE)

Os órgãos municipais de Recife devem fechar antes em dia de jogos na cidade, que dará ponto facultativo em três datas: 20, 23, 26 de junho (sexta, segunda e quinta-feira, respectivamente). A Arena Pernambuco recebe partidas também nos dias 14, um sábado,  e 29 de junho, domingo.

Rio de Janeiro (RJ)

Jogo no Maracanã será motivo de feriado no Rio de Janeiro. As partidas acontecem em 15, 18, 22, 25 e 28 de junho e 4 e 13 de julho. Porém, apenas três dessas datas caem em dias de semana: 18 e 25 de junho (quartas-feiras) e 4 de julho (sexta). Nos jogos de quarta serão dadas folgas de meio período, a partir das 12 horas, enquanto na sexta-feira será feriado integral.

Salvador (BA)

A Arena Fonte Nova recebe jogos em 13, 16, 20 e 25 de junho e 1º e 5 de julho. Desses, será ponto facultativo integral em 16 (segunda) e 25 (quarta-feira), dias em que os jogos acontecem às 13 horas. Em 13 e 20 de junho, quando os jogos serão realizados às 16h, e em 1º e 5 de julho, com partidas às 17h, o expediente será das 8h às 12h. Nos jogos do Brasil em outras cidades-sede, os servidores municipais trabalham das 8h às 14h.

São Paulo (SP)

A cidade terá feriado no dia 12 de junho, uma quinta-feira, data da abertura da Copa com o jogo entre Brasil e Croácia na Arena Corinthians, em Itaquera. O prefeito Fernando Haddad sancionou a lei que dará folga no primeiro dia da competição, mas não fala sobre ponto facultativo nos outros dias letivos de jogos no município (23 e 26 de junho e 1º de julho – segunda, quinta e terça, respectivamente). As outras duas partidas que acontecem na cidade já caem em feriados: 19 de junho (Corpus Christi, que cai numa quinta-feira) e 9 de julho (Revolução Constitucionalista, uma quarta).

Calendário de jogos no Brasil

Arte: Bolsa de Mulher