Coroa abre exceção e Harry deve recuperar direito perdido: usará uniforme em vigília à Rainha

por | set 16, 2022 | Mundo

Após a morte da Rainha Elizabeth II, os trâmites e protocolos funerários continuam acontecendo por todo o Reino Unido. Em um dos cortejos, Harry chamou a atenção por ser um dos únicos a usar terno, em meio aos familiares que estavam vestidos com roupas militares.

Apesar de o príncipe ter “perdido” tal direito por ter se afastado da realeza, haverá uma exceção no próximo sábado (17). Harry poderá vestir seu uniforme militar durante vigília à monarca, em Westminster Hall, Londres.

Harry poderá usar uniforme militar em funeral

Príncipes William e Harry
Max Mumby/Getty Images

Quando abdicou a seu cargo de membro sênior da realeza junto da esposa Meghan Markle, uma das consequências que mais pesaram para Harry na época, de acordo com o que foi divulgado, foi abrir mão de suas patentes militares e de usar o uniforme oficial.

A carreira de Harry no exército britânico, entre 2005 e 2015, incluiu duas viagens ao Afeganistão e até a patente de capitão, conquistas das quais o herdeiro tem muito orgulho.

Por isso, no cortejo da rainha, Harry foi um dos únicos membros da família real que caminharam de terno comum. As outras exceções ficaram por conta do príncipe Andrew, que perdeu seu cargo oficial por estar ligado a escândalos envolvendo abuso sexual, e outros homens sem carreira militar.

De acordo com a CNN, o pedido para que Harry use terno na vigília foi feito pelo agora Rei Charles III, que gostaria de ver os dois filhos uniformizados. Os outros netos da rainha, contudo, deverão usar casacos e vestidos escuros. Todos ficarão ao lado do caixão em silêncio.

Parte da família real britânica
Karwai Tang/Getty Images

Tributos à Rainha Elizabeth II