Fundada em 1906, a livraria Lello & Irmão, no centro de Porto, em Portugal, é uma lugar muito especial para os aficionados pela saga Harry Potter.
Além de ser considerada várias vezes uma das livrarias mais bonitas do mundo, o prédio histórico ganhou fama por ter servido de inspiração para a autora J.K Rowling criar os detalhes mágicos de Hogwarts e dos cenários que entremeiam as aventuras dos jovens bruxos mais famosos do mundo.
Livraria Lello & Irmão: inspiração de Harry Potter
Os fãs de Harry Potter não têm dúvidas. As escadas que se mexem de Hogwarts e os corredores cheios de livro até o teto da livraria Floreios e Borrões, onde os jovens bruxos compram seus livros de magia, são, de certo modo, um pedacinho da livraria portuguesa inspirando a ficção.
É que J.K Rowling viveu em Porto no início dos anos 90 e, apesar de nunca ter afirmado sua preferência pela Lello, muita gente supõe que a famosa autora tenha visitado a livraria e levado referências do local histórico para sua obra.
Por isso, a arquitetura neogótica, combinada com os estilos “art nouveau” e “art déco”, e a grande escada contorcida da Lello se tornaram famosas entre os turistas que vão a Porto. A livraria é tão procurada pelos apaixonados por Potter, que passou até a cobrar entrada dos visitantes.
Como visitar
Com todo o sucesso relacionado a Harry Potter, a Lello & Irmão mantém, entre outros títulos, todos os livros da saga à venda. Também há uma agenda de eventos relacionados à obra, com jantares e reuniões entre os fãs.
Para visitar a livraria, que recebe em média 1 milhão de pessoas por ano, é preciso comprar um voucher antecipadamente de 5,50 euros (R$ 20) pelo site do empreendimento.
Veja fotos da livraria Lello & Irmão:
Fachada
Detalhe da escada
Vitral colorido
Livros de Harry Potter vendidos no local
Escada principal
Detalhe do teto
Mundo de Harry Potter
- Você sabe de qual filme são 21 cenas? Faça teste
- Casa do Harry Potter: ela está à venda e você pode comprar!
- Conexão “Animais Fantásticos”: o que um filme tem a ver com o outro?