Destinada ao título de estrutura mais alta do mundo, a Jeddah Tower é um projeto muito mais ambicioso do que apenas um recordista em altura.
O projeto inovador e luxuoso, localizado em Jeddah, na Arábia Saudita, está em construção há alguns anos, mas quando concluído, tem tudo para redefinir a arquitetura moderna.
Prédio mais alto do mundo terá um quilômetro de altura
Com um quilômetro de altura, a Jeddah Tower se distanciará de toda a concorrência em termos de altura.
Anteriormente sob o nome de Kingdom Tower, o projeto foi concebido pelo arquiteto Adrian Smith, também responsável pelo atual maior prédio do mundo, o Burj Khalifa. Localizado em Dubai, o Khalifa possui 828 metros de altura.
Ao todo, o projeto contempla uma área de 530 mil m², incluindo várias atrações turísticas que ficarão conhecidas como Jeddah Economic City.
Centro das atenções, o prédio contará com 167 andares. Para garantir a acessibilidade, estarão disponíveis 59 sistemas de elevador entre diferentes andares e níveis.
Segundo seu site oficial, o projeto reflete “ambições pioneiras” e pretende se tornar “a próxima maravilha do mundo”, abraçando o legado cultural e comercial da cidade de Jeddah.
Diferenciais da Jeddah Tower
Os principais diferenciais da Jeddah Tower são sua versatilidade e pluralidade, abraçando tanto um lado residencial quanto comercial.
Na parte residencial, o prédio luxuoso terá unidades de 2, 3 e até 6 quartos, “correspondendo a um alto padrão de vida”.
Perfeito para os negócios, o projeto contará com um hotel Four Seasons e escritórios de primeira linha. Shoppings, boutiques de luxo, restaurantes gourmet e quadras de tênis também integrarão o complexo.
Alguns detalhes únicos tornam o projeto ainda mais memorável. Um exemplo é o deck de observação mais alto do mundo, que dará uma perspectiva única da vida nas alturas aos seus visitantes.
Conclusão do projeto é incerta
Segundo artigo publicado pela CNN internacional, a Jeddah Tower já deveria estar pronta a essa altura. A conclusão da obra estava prevista para 2020. Porém, a construção está empacada.
Quando a equipe de reportagem da CNN foi ao local, no fim de 2017, o prédio já contava com 252 metros de altura. Sua construção começou em 2013, mas enfrentou vários atrasos.
Entre os problemas que afetaram a construção, são apontadas questões burocráticas em meio a conflitos políticos da Arábia Saudita.