Natureza, clima, comida: 11 motivos tornam Gramado (RS) um destino imperdível

por | set 29, 2020 | Mundo

Localizado na Serra Gaúcha, Gramado é um dos destinos mais procurados do Rio Grande do Sul. E não à toa: pequena, mas muito charmosa, a cidade investe pesado em atrações, oferece boa estrutura para turistas e garante uma viagem inesquecível. Confira dicas de passeios em Gramado e descubra por que a cidade merece ser visitada:

Arquitetura de Gramado

Gramado tem uma atmosfera europeia dentro do Brasil, especialmente por causa de sua arquitetura de inspiração alemã, italiana e até mesmo suíça. Construções, parques, praças e gastronomia local vão fazer você sentir no velho continente.

Hospedagem em Gramado

O turismo é uma das principais fontes de renda de Gramado. Por isso, a rede hoteleira na cidade é ampla e contempla todos os gostos e bolsos. Quem visita a região pode ficar em hotéis mais simples aos mais sofisticados e optar até mesmo por pousadas em meio à natureza.

Gastronomia em Gramado

Os principais restaurantes da cidade se concentram nas avenidas Hortênsias e Borges de Medeiros. O turista certamente vai comer muito bem em Gramado, especialmente os que são fãs da culinária alemã e italiana.

Café colonial

E por falar em comida, não podemos deixar de indicar o café colonial em Gramado. A cidade abriga diversas casas que oferece a refeição, que é uma verdadeira mistura de brunch, almoço, café da tarde e jantar. De origem alemã, consiste em uma mesa repleta de doces e salgados para comer à vontade, pagando um preço fixo.

Clima em Gramado

O inverno é o período em que Gramado fica lotada de turistas. Entre os meses de julho a setembro, geadas são constantes e pode até nevar. A estação deixa a cidade charmosa, com seus cafés movimentados, lojinhas cheias e programações especiais.

Lago Negro

Cercado por árvores e arbustos de hortênsias, o Lago Negro é um lago artificial que garante um passeio romântico em meio à natureza. As árvores plantadas foram trazidas da região da Floresta Negra, na Alemanha. Dá para andar de pedalinho e curtir o colorido do parque.

Snowland

O primeiro parque de neve indoor nas Américas remonta um vilarejo dos Alpes e conta com pistas de esqui, snowboard e de patinação. O visitante pode, além de esquiar, até montar seu próprio boneco de neve. Diversão garantida para adultos e crianças.

Mini Mundo

Quem visita Gramado com crianças, aliás, não pode deixar de conhecer o Mini Mundo, local feito inteiro de miniaturas. Cidades remontadas em miniatura e povoadas por milhares de mini habitantes encantam a todos. O local ainda conta com restaurantes, espaço infantil e lojinhas temáticas.

Centro de Gramado

A Avenida Borges de Medeiros é uma das principais vias de Gramado e um lugar ótimo para conhecer o centro da cidade, passear a pé, visitar lojinhas e compras. Na avenida ainda fica o Palácio dos Festivais, onde acontece o famoso Festival de Cinema de Gramado.

Visitar fábricas de chocolate em Gramado

Gramado é conhecida também por suas fábricas de chocolates artesanais. Grande parte delas recebe turistas e apresenta todo o processo de produção do chocolate em um passeio de dar água na boca. As principais fábricas da região são a Lugano, Florybal, Prawer, Planalto e a Caracol.

Natal Luz de Gramado

De outubro até janeiro, Gramado promove o seu já famoso e tradicional Natal Luz, um verdadeiro espetáculo de cores, música e luzes que encanta adultos e crianças. No período, a cidade toda fica enfeitada com uma iluminação especial e é tomada pelo espírito do Natal.

Como chegar em Gramado

iStock

O aeroporto mais próximo é em Porto Alegre. De lá, é preciso pegar um ônibus ou alugar um carro e percorrer mais 125 km para chegar a Gramado. O caminho mais fácil é pegar a RS-239 e a RS-115 em seguida.

Viagens incríveis pelo Brasil