
Na tarde desta sexta-feira (27), o Papa Francisco rezou sozinho na Praça de São Pedro, no Vaticano, para conceder uma benção mundial em meio à pandemia do COVID-19, doença causada pelo novo coronavírus e as imagens são de arrepiar.
Papa reza sozinho e abençoa o mundo: fotos
Durante a cerimônia, o Papa Francisco deu a bênção “Urbi et Orbi”, que concede o perdão aos pecados, a todo o mundo, devido à atual pandemia de coronavírus, sendo que a Itália, país muito próximo ao Vaticano, é um dos países mais afetados pelo COVID-19, com mais de 86 mil pessoas infectadas e quase 10 mil mortes.
A benção foi concedida em meio à Praça de São Pedro, vazia, às 18h de Roma (14h no Brasil), em um fim de tarde frio e chuvoso e os registros do momento viralizaram nas redes sociais.
Essa benção é rara e só é concedida em três ocasiões: no dia de Natal e no dia de Páscoa, que são as maiores festas cristãs. O ritual também é celebrado quando um novo Papa é eleito e a benção é dada logo após o resultado. A exceção aberta nesse momento é histórica e marca o momento de desolamento que a humanidade vive.
Durante a cerimônia, um crucifixo também foi exposto na praça. Essa foi a segunda vez que ele foi retirado de dentro da Basílica de São Pedro, sendo que a primeira foi durante a peste negra, um dos maiores surtos epidêmicos da história da humanidade que também afetou muito a Itália.
No twitter, muitos católicos se emocionaram e disseram ter se arrepiado diante das imagens do Papa Francisco rezando sozinho no Vaticano:
Uma das imagens mais triste e repleta de fé que já vi na vida. 😢 Gratidão Papa Francisco por isso. 🙏🏽❤🌎 pic.twitter.com/3kugU2J4C5
— Taty (@TatyeCunha) March 27, 2020
Muito impressionante e muito simbólico ver o Papa Francisco solitário em plena Praça São Pedro com o crucifixo usado num dos períodos da peste negra (século 16) que agora foi novamente exposto ao público.
Que Deus nos proteja. pic.twitter.com/zXeKYompBB
— Carter (@essediafoilouco) March 27, 2020
Uma imagem para entrar para a história. Em tempos de pronunciamentos e decisões inconsequentes, Papa Francisco reza sozinho na Praça de São Pedro. "Desta colunata que abraça Roma e o mundo, desça sobre vocês, como um abraço consolador, a bênção de Deus".
📷Divulgação/Vaticano pic.twitter.com/yB9xY9rBlB
— Isabelly Morais (@isabellymoraiis) March 27, 2020
https://twitter.com/FortalzaEc/status/1243605823017926657
Imagens arrepiantes do Papa Francisco rezando na praça São Pedro totalmente vazia, são imagens históricas de um momento triste que o mundo tá vivendo! pic.twitter.com/lp4pP9zlwL
— ¿? (@sergioshard) March 27, 2020