“Pensei em adotar”: Bruna Marquezine relata visita a crianças sírias refugiadas no Oriente Médio

A atriz Bruna Marquezine foi ao Oriente Médio visitar assentamentos de crianças e adultos refugiados, a convite da Agência da Organização das Nações Unidas para Refugiados (Acnur). 

A vivência da jovem gerou um relato emocionado ao Fantástico, da TV Globo, sobre a situação dos refugiados no local. 

“Pensei o tempo todo [em adotar]. A minha vontade é que eles sejam o tempo todo protegidos”.

A participação da jovem na missão com as crianças foi para divulgar o trabalho da entidade em tempos que as dificuldades dos refugiados são uma questão global. Além do depoimento, Marquezine também compartilhou fotos com seus seguidores no Instagram.

Abaixo, entenda sobre a atuação da entidade e veja a experiência da atriz no local.

Bruna Marquezine em visita a refugiados

Líbano

https://www.instagram.com/p/BMUQTWqDaHr/?taken-by=brumarquezine

Segundo a Acnur, quase 1,2 milhão de refugiados sírios moram no Líbano, o que representa cerca de um quarto da população total do país.

No início da viagem, Bruna Marquezine esteve em Beqaa, uma província libanesa, junto com representantes da ONG I Know My Rights (IKMR). A região faz fronteira com a Síria e, por isso, abriga mais de 373 mil refugiados sírios.

De acordo com dados da ONG, de 2014, o Líbano tem mais de 400 assentamentos para os que fogem da crise na Síria.

Abrigo temporário para crianças

A atriz contou à repórter do Fantástico, Renata Ceribelli, que decidiu participar da missão para dar voz à causa e estar próxima dos refugiados, “dando amor, carinho, atenção”.

“Logo no primeiro dia, fui a um abrigo temporário para crianças desacompanhadas e vi uma menina de 5 anos com os irmãos. Ela era extremamente carinhosa comigo, me beijava e me abraçava muito”, relatou. “Mas, eles foram retirados da família porque a mãe jogava gasolina para matar eles. Eu não conseguia entender. A menina era capaz de dar tanto amor e carinho, mas não recebia aquele amor”.

A repórter perguntou se ela não teve vontade de adotar uma das crianças assistidas pelo projeto.

“O tempo todo”, disse Marquezine. “Mas, a adoção não é possível. E a religião de muitas crianças não permite a adoção”.

Ksarnaba

Em um dos momentos, Bruna Marquezine mostrou o dia a dia de crianças e adultos de Ksarnaba. Esta área tem cerca de 3 mil habitantes e sérias dificuldades de acesso.

“Ksarnaba é uma das regiões mais isoladas e abandonadas do país. Devido ao seu terreno montanhoso e acesso rodoviário limitado, muitas cidades da região estão geograficamente isoladas e a presença do governo tem sido tradicionalmente mínima aqui”, diz o site da ONG SOS Children Villages, que atua no local.

Jordânia

Na Jordânia, Bruna Marquezine esteve no campo de refugiados Azraq.

Em setembro, o mesmo lugar foi visitado pela atriz Angelina Jolie, enviada especial da Acnur. A famosa reconhecida internacionalmente também tem um papel importante na promoção da causa dos refugiados. 

Na ocasião, Angelina Jolie conheceu uma família síria que foi obrigada a fugir de um movimento terrorista em sua cidade e se mudou 20 vezes à procura de segurança.

https://www.instagram.com/p/BMSZhpkDNVs/?taken-by=brumarquezine

https://www.instagram.com/p/BMSZlN8juQ0/?taken-by=brumarquezine

https://www.instagram.com/p/BMSZxEvjJvx/?taken-by=brumarquezine

https://www.instagram.com/p/BMSaA3pDwEH/?taken-by=brumarquezine

Za’atari

A atriz global também esteve no campo de Za’atari, onde estão abrigadas mais de 79 mil pessoas. Cerca de 20% da população do campo têm menos de 5 anos. Os dados são da Acnur, que emite relatórios frequentes sobre a ocupação dos campos no site

https://www.instagram.com/p/BMSa0PNDFQF/?taken-by=brumarquezine

https://www.instagram.com/p/BMSbDAyDQRb/?taken-by=brumarquezine

ONG I Know My Rights

A ONG I Know My Rights trabalha em ações de apoio a especificamente crianças refugiadas no Brasil e no mundo. Esta também é uma bandeira levantada pela atriz Angelina Jolie e que envolve voluntários de todas as partes do mundo. 

Bruna já participa de ações da entidade há pelo menos um ano. Em seu Instagram, a atriz publicou fotos e textos ao assistir a um coral de crianças refugiadas em São Paulo, em novembro do ano passado.

https://www.instagram.com/p/-QMOWMtlyl/?taken-by=brumarquezine

“Crianças refugiadas são acima de tudo sobreviventes, cada uma com uma história notável sobre resiliência em face de uma grande perda. A única coisa que todas elas compartilham, é um começo muito difícil de suas vidas, uma vulnerabilidade dilacerante. Elas já conhecem fome, caos, destruição, violência, solidão, morte e elas tiveram que lutar muito para sobreviver. Mas quando elas têm uma chance, crescem fortes e crescem mais fortes que a maioria”, disse na legenda.

É possível colaborar pelo site, sendo voluntário ou fazendo compras online no site da ONG.

Organização SOS Children’s Village

A SOS Children’s Village tem várias frentes de atuações nos cinco continentes, dando apoio e proteção às crianças refugiadas, já que metade dos 65,3 milhões de pessoas deslocadas no mundo são crianças, de acordo com a entidade. Também é possível colaborar financeiramente com a organização pelo site.

Refugiados pelo mundo