Austrália, Espanha, Grécia e, claro, Brasil são lugares conhecidos por abrigarem praias paradisíacas, mas algumas das mais lindas do mundo ficam em um país que você nunca imaginou: Albânia, uma pequena nação montanhosa da península Balcânica, no sudeste da Europa.
Os mais apaixonados por praias e desbravadores turísticos podem até conhecer a Riviera Albanesa como região rica em belos litorais, mas outras fora dela também merecem ser exploradas por suas águas cristalinas, dignas de cartões postais. Confira exemplos:
Praias da Albânia: mais lindas do mundo
Dhërmi: uma das mais famosas praias da Albânia, possui uma bela faixa de rochas brancas cercadas por águas azuis e profundas. Nos meses de verão costuma lotar, mas em baixas temporadas pode servir de descanso para os turistas mais tranquilos.
Palasa: ideal para quem quer fugir de multidões, a praia possui grande extensão de areia branca e águas cristalinas. Acampamentos informais e pequenos estabelecimentos, como alguns poucos cafés e restaurantes, garantem tranquilidade ao local.
Ksamil: formada por três pequenas ilhas, possui água turquesa e, por ser grande centro turístico, apesar de lotar no verão, oferece oportunidade de passeios culturais em cidades ao redor.
Bunec: para quem busca tranquilidade e barulho apenas das ondas, a praia é considerada ponto obrigatório na região. Fica “escondida” a uma curta distância de Saranda, um dos mais importantes centros turísticos da Riviera Albanesa.
Borsh: com 7 km de comprimento, é o maior trecho ininterrupto de praia na Albânia. Ainda pouco visitada por turistas, oferece calmaria, mas com alguns restaurantes e bares improvisados.
Jalë: a badalada praia é opção para quem gosta de algo parecido com Ibiza, com muito agito e lotação. A região, no entanto, é bastante tranquila em baixa temporadas e não deve ser ignorada pelos turistas que preferem calmaria.
Dicas de viagens e passeios
- 10 lugares do Brasil que você nunca ouviu falar, mas vai querer conhecer
- Conheça 16 locais deslumbrantes que são pontos turísticos reais
- Turismo astronômico: conheça o melhor lugar do mundo para ver estrelas