Quando comprar passagem de avião: antecedência vale a pena? Quantos meses?

por | jun 14, 2017 | Mundo

É comum associar a compra da passagem de avião com muita antecedência à garantia de descontos. Mas, essa teoria não tem fundamento entre os especialistas.

Por outro lado, deixar para comprar em cima da hora encarece ainda mais o passeio.

De acordo com o site especializado em viagens Melhores Destinos, entretanto, o preço da passagem aérea tende a ser mais barato para embarques nacionais em alta temporada até três meses antes de embarcar. Ou seja, se você vai entrar de férias em novembro, pode começar a vasculhar o valor das passagens a partir de agosto.

Mas, quem vai viajar na baixa temporada, não precisa se preocupar com tanta antecedência: dá para conseguir passagens aéreas baratas entre um mês e um mês e meio antes da sua partida.

A orientação é diferente para voos internacionais: é melhor checar os valores com até 4 meses de antecedência.

Antecedência para comprar passagem aérea

shutterstock

Fato é que a antecedência para comparar passagem aérea pode ou não ser uma boa ideia. Não é ciência exata: é preciso levar em conta questões como procura pelo voo, disponibilidade, possibilidade de conexões e escalas, distância dos destinos. O dia da saída e da chegada também influencia nessa conta.

Por isso, pesquisar os voos em sites de busca e comparação de preços e no Google Flights (serviço de busca de voos do Google) é a melhor forma de conseguir economizar no transporte aéreo. Ele até tem uma ferramenta de alerta para quando o preço do tíquete ficar mais barato.

Promoções de passagens

Promoções de passagens, sim, são formas mais certeiras de conseguir viajar sem gastar tanto

Empresas aéreas nacionais têm divulgado promoções que se iniciam na noite de sexta-feira e duram até segunda-feira. Passagens para voos em dias no meio do feriado, como destaca o site Viaje na Viagem, também têm preços menores.

Para voos internacionais, ainda de acordo com o site, é possível conseguir descontos na baixa temporada – depois do Carnaval ou das férias de julho.

Dicas de viagem