null: nullpx
chuva-Mulher

Risco de desastre ou alagamento: cadastro na Defesa Civil alerta sobre risco no seu CEP

Publicado 29 Jun 2019 – 06:00 PM EDT | Atualizado 29 Jun 2019 – 06:00 PM EDT
Reações
Compartilhar

Se a região em que você vive é afetada por alagamento em dias de fortes chuvas ou mesmo se você deseja visitar uma área com segurança, saiba que pode evitar imprevistos com um serviço simples e gratuito oferecido pela Defesa Civil de São Paulo.

Com o objetivo de ajudar na prevenção contra temporais, enchentes, deslizamentos, incidência de raios entre outros fenômenos naturais, a Defesa Civil possui um serviço de informação por meio de mensagem de texto (SMS) para os cidadãos.

A Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (CEDEC/SP) é a responsável pelo envio das mensagens com as informações meteorológicas de qualquer um dos 645 municípios do Estado de São Paulo.

Como receber alerta sobre desastres naturais

Para receber as mensagens sem qualquer custo basta se cadastrar no serviço: envie um SMS para o número 40199 com o número do CEP da sua residência ou de outros locais de interesse em qualquer período.

De acordo com a Defesa Civil, os usuários podem cadastrar quantos endereços desejarem, desde que façam o cadastro por SMS. A Lei 12.340/14, que trata da prevenção aos riscos de desastre, obriga as empresas de telefonia móvel transmitirem gratuitamente as informações de alerta à população.

Desastres naturais

Reações
Compartilhar

Mais conteúdo de interesse