Tudo mudará na Família Real quando Charles virar rei: Camilla rainha, Kate no lugar de Diana e mais

por | jun 9, 2021 | Mundo

A Rainha Elizabeth II é a soberana mais longeva da história e, quando ela morrer, uma série de protocolos deverão ser obedecidos. E a mudança de maior impacto será, obviamente, a troca de monarca. Príncipe Charles, primogênito da rainha, imediatamente se torna rei da Inglaterra. Mas o que acontece a partir desse momento?

E sevocê é fã de família real e se interessa pelas curiosidades que envolvem a rainha e seus familiares, pode acompanhar mais alguns detalhes sobre eles na série Royals, do VIX Filmes e TV. O streaming é gratuito e pode ser acessado via web (em www.vix.com/tv), via aplicativos para celular ou dispositivos de TV conectada, como Amazon Fire, Apple TV, Roku e Android TV. Não é necessário nenhum cadastro ou assinatura para baixar.

O que faria Charles virar rei?

Antes de mais nada, precisamos lembrar que, ao contrário de sua mãe, que assumiu o tono bem jovem, aos 25 anos de idade, Charles passou toda sua vida se preparando para usar a coroa.

Príncipe de Gales tem 72 anos e será o monarca britânico mais velho a assumir o trono. Curiosamente, existe até a possibilidade de a rainha ainda estar viva quando Charles se tornar rei. Se por algum motivo Elizabeth II ficar incapacitada e não puder atuar como monarca, Charles assumiria o cargo, em um processo chamado de regência.

O que mudaria na família real?

O Príncipe Charles se tornará rei imediatamente após a morte da Rainha Elizabeth II. Neste momento, um grupo de conselheiros do soberano se reunirá para reconhecer formalmente a transição e proclamar Charles como o monarca.

O rei então fará um juramento para preservar a Igreja da Escócia e o Parlamento será convocado para que seus membros façam juramento de fidelidade.

Charles pode mudar de nome ao se tornar rei

É bem provável que, quando assumir a coroa, o Príncipe de Gales mantenha seu nome e seja reconhecido como Rei Charles III.

No entanto, ele também teria a opção de realizar uma troca e escolher um de seus nomes do meio, como George, nome de seu avô, pai de Elizabeth II, e de seu neto, o primogênito de William e Kate Middleton.

Cerimônia de coroação

A cerimônia de coroação é tradicionalmente presidida pelo Arcebispo de Canterbury na Abadia de Westminster e acontece meses após a morte do último monarca, respeitando um período de luto.

Na cerimônia, Príncipe Charles fará o juramento de coroação, que inclui a promessa de manter a Igreja da Inglaterra.

Camilla pode ser Rainha da Inglaterra?

Ao se casar com o Príncipe Charles, teria o direito de ser chamada de Princesa de Gales. No entanto, como o título ficou muito marcado com a Princesa Diana, foi dado a ela o título de Duquesa da Cornualha.

Quando Charles assumir a coroa, Camilla poderia então ser chamada de rainha consorte. Porém, especula-se que a duquesa assumirá o título de princesa consorte, título semelhante ao de Philip, marido da rainha Elizabeth II, falecido no começo do ano.

Príncipe William e Kate Middleton terão maior destaque

Quando Charles se tornar rei, o Príncipe William, o próximo na linha de sucessão, será formalmente nomeado Príncipe de Gales. Kate Middleton, portanto, deixaria de ser Duquesa de Cambridge e passaria a ser chamada de Princesa de Gales, assim como Diana.

William e Kate inevitavelmente terão maior destaque, não somente pelos novos títulos. Afinal, ambos estariam bem mais próximos da coroa, uma vez que Charles assumirá o trono com mais de 70 anos de idade.

A monarquia poderá encolher

GettyImages

Atualmente, vários familiares da Rainha Elizabeth assumem funções públicas relacionadas à monarquia. Acredita-se que chegada de Charles ao trono deve provocar algumas alterações nesse sentido.

Especula-se que o Príncipe Charles prefira manter uma família real mais simples e enxuta, com maior foco nos descendentes diretos, como filhos e netos.

Mudança no hino e nas imagens

Seguindo as mudanças naturais que ocorrem quando um novo monarca britânico assume o trono, certas diferenças serão bem aparentes no Reino Unido, incluindo o hino nacional.

Em vez de “God Save the Queen” (Deus Salve a Rainha), a formulação do hino nacional será “God Save the King” (Deus Salve o Rei).

Além disso, a cifra real que aparece nas caixas postais vermelhas da Inglaterra mudará de “ER” (Elizabeth II Regina) para a nova cifra do rei. Isso só acontecerá quando forem adicionadas novas caixas postais, já que as antigas não vão mudar. Por fim, novos selos e notas terão a imagem do rei.

Filhos de Harry e Meghan seriam príncipe e princesa

Ao contrário dos primos George, Charlotte e Louis, Archie nasceu plebeu e não tem um título real. Porém, isso mudaria a partir do momento em que Charles assumisse o trono.

De acordo com uma carta-patente emitida pelo rei George 5º em novembro de 1917, os bisnetos do monarca não seriam mais considerados príncipes ou princesas, exceto o filho mais velho do primogênito do Príncipe de Gales.

George, portanto, já nasceu príncipe, mas seus irmãos mais novos, Charlotte e Louis, não. Porém, em 2012, a Rainha Elizabeth emitiu uma carta-patente que dizia que todos os filhos do Príncipe William teriam o direito de ser príncipes ou princesas e de receber o título de Sua Alteza Real.

Archie não nasceu príncipe, mas poderá receber o título no futuro. Com Charles assumindo o trono, os filhos do duque e da duquesa de Sussex passarão a ser netos do monarca e, portanto, terão finalmente o direito de ser príncipe e princesa.

Tem mais curiosidades sobre a vida de Charles? Assista ao vídeo abaixo e conheça mais profundamente a história de amor do príncipe com Camila.

Curiosidades sobre a família real britânica