Com uma floresta, pulmão do mundo, a explorar, rios que mais parecem mares e tradições indígenas que se perpetuam, o Amazonas oferece pratos e ingredientes personalíssimos.
O Estado integra a maior bacia hidrográfica do País e possui mais de duas mil espécies de peixes. Não é de surpreender, portanto, que a culinária amazonense valorize tanto os pescados. O gosto por peixes também foi influenciado pelos hábitos dos indígenas e dos imigrantes europeus.
Infelizmente também é comum o consumo da carne de tartaruga e outros animais silvestres como paca, jacarés, entre outros. Esperemos que haja suficientes para saciar a fome de quem não imagina nem pensa na extinção.
Piranha é peixe típico dos rios do Amazonas – Crédito: Thinkstock
Muitos pratos típicos da região são acompanhados pelo pirão, uma espécie de massa de farinha de mandioca que é cozida em caldo de peixe; ou tucupi, um molho amarelado, feito a partir da fermentação do suco da mandioca. Em Manaus, os peixes mais apreciados são o Tucunaré, Pirarucu, que também é conhecido como bacalhau de água doce, e a “calderada” de Tambaqui, entre outros. O Pirarucu, peixe que chega a ter dois metros de comprimento, é um dos mais saborosos e possui a carne branca e macia, completamente diferente das carnes de peixes do mar.
A região é rica em frutas típicas, algumas completamente desconhecidas em outras partes do Brasil. São utilizados o bacuri, o piquiá, a pupunha e o açaí (que hoje pode ser encontrado em cidades de todo o país e tem fama mundial). Muitas são destaques da sobremesa. Geralmente usadas como ingredientes em sucos e compotas, algumas podem ser ingeridas ao natural, como a graviola, mas há muitos outros doces feitos de cupuaçu, buriti, etc. Não se pode deixar de mencionar a fartura de mangueiras espalhadas pelos jardins urbanos de Manaus. É impossível resistir a uma suculenta manga na cidade que é a porta de entrada para a selva.
Assim como no nordeste brasileiro, lá os temperos são fortes e bastante característicos. O tucupi engarrafado causa uma espécie de dormência na boca, enquanto o pó de guaraná tem fama de afrodisíaco e energético.
Principais pratos típicos
Calderada de Peixe: espécie de ensopado de pescados. Geralmente são usados os peixes Tambaqui ou Tucunaré, que são cozidos em água e temperados com ervas da região;
Tucupi: líquido amarelo e amargo. Serve como ingrediente de vários pratos e feito a partir da fermentação do suco da mandioca. Já o Tacacá é uma comida de origem indígena. É uma sopa que leva mandioca cozida, camarão, jambu e tucupi, temperada com pimenta de cheiro. Costuma ser servida em cuias.
Conheça outros conteúdos da Revista Tudo.