Classe C é a maior consumidora de produtos de beleza, diz IBOPE

SÃO PAULO – O setor de produtos de beleza deve encerrar 2012 com um crescimento de 15% em relação ao ano passado. Informações do Pyxis Consumo, ferramenta do Ibope Inteligência, diz que brasileiros deverão gastar um total de R$ 36,24 bilhões até o final deste ano com o setor. Em 2011 essa quantia foi de R$ 31,41 bilhões.

A classe C representa 52,38% dos domicílios brasileiros e tem um potencial de consumo de R$ 15,43 bilhões na categoria, conforme diz o Ibope, representando 42,6% do total de despesa nacional com produtos de beleza. A classe B vem em seguida, com 24,45% dos domicílios do Brasil, com R$ 15,05 bilhões em gastos para este ano: 41,52% do potencial total das classes.

As classes D e E somam 20,57% dos domicílios, devendo gastar cerca de R$ 2,28 bilhões até o fim do ano, totalizando 6,18% do consumo no setor.

A classe A, por sua vez, corresponde a apenas 2,6% das residências brasileiras. Neste ano acumulará um consumo de R$ 3,48 bilhões no setor de itens de cosméticos, totalizando 9,6% das despesas do Brasil com estes tipos de produtos.

Regiões
O Sudeste tem a maior participação no consumo por produtos de beleza, com metade do potencial (R$ 18,08 bilhões). Em seguida vem a região Nordeste, com 18% (R$ 6,59 bilhões), logo após, o Sul, com 16% (R$ 5,93 bilhões), Centro-Oeste com 9% (R$ 3,15 bilhões) e por fim, Norte, com 7% (R$ 2,49 bilhões).

No Sudeste, a classe B é a que mais gasta com produtos de beleza: R$ 8,35 bilhões. O segundo maior potencial da região é da classe C, com R$ 7,29 bilhões.