Muitas pessoas não têm a menor idéia da importância que um Curriculum Vitae bem elaborado tem na sua carreira profissional.
Nem sempre o utilizamos para conseguir um cargo melhor, ou um salário mais alto. Lembro de ter me inscrito em um seminário ligado à minha área de atuação e, ao tentar confirmar minha presença, a organizadora do evento disse que faltava ainda a análise de meu Curriculum Vitae.
Em outra ocasião, eu fui convidado para representar a empresa, para a qual eu trabalhava, em uma reunião de nogócios fora do Brasil, quando o mediador da reunião disse que eu só poderia comparecer após a análise de meu Histórico Profissional, também conhecido como CV.
Mas além das informações conhecidas, que mais posso descrever?
Essa é uma pergunta que vocês devem estar fazendo, e respondo com toda a certeza: COLOQUE EM EVIDÊNCIA TODAS AS ATITUDES DE SUCESSO.
É importante passarmos segurança e confiança ao entrevistador, descrevendo nossas realizações, e não somente escrevendo nossos cargos.
É importantíssimo mostrar o que nos levou até o cargo que chegamos, quais foram os degraus que subimos, e, especialmente para vocês mulheres, mostrar que venceram por mérito próprio, e não porque o superior imediato te achava interessante, com segundas intenções.
Quando entrevisto algum profissional, é porque já me interessei pelo o que estava escrito.
Caso não tenha muita experiência, um início de carreira, demonstre interesse em vencer e aprender. Seja humilde e arrisque, assim você chegará onde deseja.
João Bosco Amarante de Oliveira Jr. é conselheiro da AEB- Associação de Comércio Exterior do Brasil, analista de Comércio Exterior e Relações Internacionais, MBA Comércio e Finanças Internacionais- FGV/RJ e Relações Internacionais-UNESA.