Esqueceu dinheiro nos bancos? Já é possível saber quanto e solicitar devolução

O dinheiro esquecido em contas antigas, disponível para consultas no Sistema de Valores a Receber (SVR) do Banco Central, já está disponível para agendamento de resgate de valores para parte dos cidadãos nesta segunda-feira (7).

Isso significa que alguns brasileiros com algum “dinheiro esquecido” em bancos ou demais instituições financeiras poderão conferir os valores disponíveis para resgate e agendar a devolução desse dinheiro a partir desta semana, entre os dias 7 e 14 de março.

Consultas e pedidos de resgate de dinheiro esquecido já estão disponíveis

As consultas e pedidos para agendamento de resgate de dinheiro deixado em contas bancárias antigas começam a ser liberadas essa semana, entre 7 e 14 de março.

Nessa fase, pessoas nascidas antes de 1968 e empresas criadas antes deste mesmo ano já podem consultar se possuem valores disponíveis e solicitar pedidos de resgate do dinheiro.

Os cidadãos nascidos entre 1968 e 1983 e empresas criadas nestas datas terão os recursos liberados nas próximas semanas, conforme o calendário abaixo. A seguir, virão aqueles nascidos ou empresas criadas após 1983.

Como consultar o valor e solicitar o resgate do dinheiro esquecido?

Para a consulta inicial de valores, é necessário acessar o site Valores a Receber e buscar utilizando número do CPF e data de nascimento, ou o CNPJ de sua empresa.

Além disso, é preciso ter acesso à conta nível prata ou ouro no site gov.br. Entenda o passo a passo para a solicitação de resgate do dinheiro esquecido:

  1. Após a consulta inicial de valores, leia e aceite o termo de responsabilidade do site Valores a Receber;
  1. Consulte o valor a receber, a instituição que devolverá o valor, a origem do valor a receber e informações adicionais, se necessárias;
  1. Clique em uma das duas opções indicadas pelo sistema: “solicitar por aqui”, onde a instituição oferece a devolução do valor via Pix em 12 dias úteis (será necessário, para tal, cadastrar uma chave Pix, preencher seus dados para contato e guardar um número de protocolo); ou a opção “solicitar via instituição”, onde será necessário entrar em contato por telefone ou e-mail, conforme informado no site, para combinar uma forma de devolução do valor diretamente com a instituição responsável.

Vale lembrar que se perder o período de agendamento do resgate, há um período de repescagem, informado no mesmo calendário estabelecido pelo Banco Central. Quem perder o sábado de repescagem correspondente, ainda poderá consultar ou solicitar o resgate do saldo existente a partir de 28 de março de 2022.

Dinheiro esquecido: veja outros benefícios