A Agência Nacional de Vigilância Sanitária, a Anvisa, suspendeu a venda e o uso de um famoso descongestionante nasal: o Salsep (cloreto de sódio 0,9%).
A solução nasal em spray em duas versões apresentou desvios de qualidade em 17 lotes identificados pelo próprio fabricante, a Libbs Farmacêutica. Veja a numeração dos lotes do medicamento e a causa da suspensão do produto nas prateleiras.
Solução nasal em spray suspensa pela Anvisa

Em resolução publicada no dia 3 de agosto, a Anvisa informou a suspensão do “Salsep (cloreto de sódio 0,9%) – solução nasal em spray” e do “Salsep 360 (cloreto de sódio 0,9%) – solução nasal em spray”.
A própria empresa divulgou um comunicado de recolhimento voluntário ao perceber desvios de qualidade relacionados ao pH e ao odor do produto em duas versões. Por essa razão, a Anvisa publicou a suspensão da distribuição, comercialização e uso seguintes dos lotes:
Salsep (cloreto de sódio 0,9%) solução nasal em spray
- 17A0379 (Val. 01/2019);
- 17J0329 (Val. 10/2019);
- 17K0646 (Val. 11/2019);
- 17K0649 (Val. 11/2019);
- 17K0650 (Val. 11/2019);
- 17K0729 (Val. 11/2019);
- 18C0384 (Val. 03/2020);
- 18C0388 (Val. 03/2020);
- 18C0393 (Val. 03/2020);
- 18C0394 (Val. 03/2020);
- 18C0396 (Val. 03/2020);
- 18C0400 (Val. 03/2020)
Salsep 360 (cloreto de sódio 0,9%) solução nasal em spray
- 16K0493 (Val. 11/2018);
- 17I0158 (Val. 09/2019);
- 17K0654 (Val. 11/2019);
- 17K0656 (Val. 11/2019);
- 17K0727 (Val. 11/2019)
O recolhimento dos estoques deve ser feito pelo fabricante. Em nota, a Libbs Farmacêutica informou que o recolhimento é preventivo e acontece por conta da identificação “de resultados diferentes da especificação” em algumas amostras dos produtos.
O que fazer se tiver o produto em casa?
A empresa afirma que as alterações que fizeram o produto ser recolhido oferecem “possibilidades baixas” de terem alguma consequência negativa à saúde do consumidor, “de acordo com as classificações legais de risco (RDC 55/2005)”.
O consumidor que tiver um descongestionante que faça parte dos lotes citados pode se informar sobre como proceder pelos seguintes canais da farmacêutica: pelo telefone 0800 013 50 44 e e-mail da marca. O horário de atendimento telefônico é das 7 às 20 horas, de segunda a sexta-feira e, aos sábados, das 8 às 18 horas.
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