O fim do mês de outubro tem sido bastante chuvoso em várias regiões brasileiras e a formação de um ciclone extratropical no oceano Atlântico que começou no domingo (25) trará ainda mais chuva, causando tempestades e fortes rajadas de vento em nove estados.
Ciclone extratropical causa chuva em 9 estados
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), emitiu um alerta para a formação de um ciclone extratropical no litoral Rio de Janeiro, Espírito Santo e Bahia.
A Marinha do Brasil, por meio do Centro de Hidrografia da Marinha (CHM), em colaboração com o Inmet, o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC/INPE) e o Centro Integrado de Meteorologia Aeronáutica da Força Aérea Brasileira (CIMAER/FAB) estão mantendo o acompanhamento da evolução do ciclone e alertaram para ventos sustentados sobre o mar de até 65 km/h ondas com altura de até 4 metros nesta segunda-feira (26) e terça-feira (27).
Além disso, nos mesmos dias, é possível que haja chuva forte e tempestades com queda de granizo no Rio Grande do Sul, devido a um sistema frontal associado ao aprofundamento de uma área de baixa pressão.
Este sistema terá rápido deslocamento e pode atingir também os estados de Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso do Sul, e São Paulo com temporais e possível queda de granizo.
Minas Gerais também será atingida por fortes chuvas nesta segunda-feira (26) e terça-feira (27). O nível pluviométrico pode variar entre 80 e 100 milímetros durante esses dois dias.