NADA DE BOM DIA POR AQUI!
Hoje a favela amanhece sangrando com a morte brutal da menina ÁGATHA FÉLIX, de apenas 8 anos de idade, morta enquanto estava dentro de uma Kombi na comunidade com seus familiares. É INADMISSÍVEL QUE ISSO CONTINUE ACONTECENDO!!! #VidasNegrasImportam pic.twitter.com/QcF9d3jdvx
— Voz das Comunidades (@vozdacomunidade) September 21, 2019
Na última sexta-feira (20), Ágatha Félix, de 8 anos, morreu após ser baleada na comunidade da Fazendinha, no Complexo do Alemão, no Rio de Janeiro. O disparo teria acontecido durante uma operação da Polícia Militar.
O caso gerou muita revolta entre os moradores da comunidade e no último domingo (22), eles organizaram um protesto pelas ruas do Alemão do qual o ator Fábio Assunção participou para apoiar e dar destaque ao ocorrido.
Protesto contra morte de Ágatha Félix
De acordo com o site de notícias G1, segundo moradores da comunidade, o disparo que atingiu Ágatha veio da arma de um policial, que tentou atingir uma moto que passava pelo local.
Para protestar contra a morte de Ágatha, moradores da região fizeram cortejo até o local onde o corpo da pequena estava sendo velado.
Os protestantes seguravam uma faixa com a frase “parem de nos matar” e balões amarelos, que faziam menção a uma foto de Ágatha segurando uma bexiga da mesma cor.
"Os ninguéns: os filhos de ninguém, os donos de nada.
Os ninguéns: os nenhuns, correndo soltos, morrendo a vida…"
Guimarães Rosa
…..
À Ágatha Félix pic.twitter.com/IQxgBWSafz— Wladimyr Camargos (@wladimyr) September 21, 2019
A manifestação contou com o apoio de outros moradores da cidade e até do ator Fábio Assunção, que caminhou ao lado das pessoas pedindo por paz e segurança nas áreas periféricas do Rio de Janeiro.
Fábio Assunção na manifestação
Fábio usou o Instagram para compartilhar o ato “Ágatha Presente” e fez um discurso sobre como a desigualdade social e o modo como fomos ensinados a enxergar os moradores de periferia precisa ser mudado.
O ator ainda lembrou que tem uma filha de 8 anos – mesma idade de Ágatha – e chamou a atenção para essa guerra civil que vivemos, onde “todos perdem”.
Atitude de Fábio Assunção gera elogios
O gesto de solidariedade a uma causa que está distante da realidade do ator, fez com que ele não só recebesse vários elogios, como também o apoio e defesa sobre o tom desrespeitoso de comentários em relação a sua dependência química, sobre a qual já falou diversas vezes.
esperando aqui pra quando o termo "hoje eu vou meter o assunção" se torne sinônimo para pessoa que resolveu se juntar a alguma manifestação digna
*Fabio Assunção durante manifestação pela Agatha Vitoria pic.twitter.com/Ur6qFlEZpO
— Debora (@playwithdeads) September 23, 2019
https://twitter.com/cintttix/status/1175971172606992384
https://twitter.com/eubia_bs/status/1176094252864016385
Já ativou ESSE modo Fábio Assunção? pic.twitter.com/yFrBbAPYkx
— Luciano Carvalho (@lucianocarvaIho) September 23, 2019
https://twitter.com/epitaciovenanci/status/1175975040514441216
Todo mundo deveria ser um "Fábio Assunção" Uma vez na vida, que ato lindo❤ pic.twitter.com/YpwRiMY0kO
— Luuh_SPFC🇾🇪 (@Cilia2908) September 23, 2019