O papel vem da madeira, certo? Agora, imagine se fosse possível fazer o processo inverso, e transformar um papel velho novamente em seu material de origem. Pronto! Não precisa mais imaginar. A empresa de design holandesa Vij5 criou o ” NewspaperWood” – em tradução livre, madeira de jornal.
Enquanto estudava para se formar na Academia de Design de Eindhoven, em 2003, Mieke Meijer resolveu criar uma solução para o jornal descartado, mesmo com o ótimo sistema de reciclagem existente em seu país. E o resultado ficou absolutamente incrível. O jornal é separado, aberto, colado com uma cola à base de água, e prensado. Muitas e muitas folhas de papel muito bem prensado e enrolado.
No final surgem “toras” de papel que, ao serem cortadas, ficam idênticas à madeira. As várias camadas de papel aparecem em linhas finíssimas, que são muito semelhantes à granulação e aos desenhos da própria madeira. Além de esteticamente parecidíssimo, o material pode ser cortado, moído, picado e até lixado, exatamente como a madeira original.
Mas depois de ter arquivado o projeto por falta de capital para mantê-lo, ela conheceu Arjan van Raadshoven e Anieke Branderhorst, fundadores da Vij5, em 2007. “Eles já sabiam da existência do material, mas não sabiam que era meu design, e então pularam de cabeça no projeto imediatamente”, lembra ela. A partir daí surgiu o árduo trabalho de tornar o processo menos manual, com menos gasto de tempo, e com um produto final menos custoso.
“Passo a passo nós caminhávamos um pouco mais no projeto, mais a cada solução, surgia um novo problema. Às vezes era muito frustrante, e até hoje ainda fico muito impressionada com a perseverança de Arjan e Anieke. Se dependesse de mim, teria largado tudo há muito tempo”, brinca ela. Mas no final das contas, todo o trabalho foi recompensado.
“Queremos mostrar como você pode transformar aquilo que é excedente em algo muito mais valioso, jogando-o em outro contexto”, afirma Anieke. Ele ressalta ainda outra propriedade do material: pode ser reciclado e virar papel novamente. Vários profissionais da área, na Holanda já fizeram projetos com o material, aplicando-o na construção de diversos objetos, que ficaram incríveis.
Ficou curiosa com o resultado? Clique na galeria e confira imagens dos projetos que utilizam a madeira de papel.
Já curtiu a página do BOLSA DE MULHER no Facebook?
Leia também:
– Banho do bem – Conheça os sabonetes caseiros, naturais e sustentáveis da linha Sachi
– Consciência jovem – Menino de 13 anos cria nova forma de captar energia solar
– Unhas decoradas de jornal – Aposte nas letrinhas para criar um efeito para lá de bacana. O melhor? É baratinho!

Placas já cortadas do NewspaperWood

Luminária de mesa, de Christian Kocx

Prateleiras com moldura, da dupla de designers Ontwerpduo

Mesa de trabalho com gavetas, de Greetje van Tiem

Cômoda feita com a madeira de papel, do designer Breg Hanssen

Estante feita com o NewspaperWood, da rENs

Mieke Meijer, Anieke Branderhorst, e Arjan van Raadshoven

Detalhe de uma placa do NewspaperWood. Se reparar bem, ainda dá para ver as letrinhas!

Banco, feito pela designer Tessa Kuyvenhoven

Até colares foram feitos com a madeira de papel, pela dupla de designers rENs