*Dr. Ricardo Ferraz é médico ginecologista especialista em saúde da mulher 40+ e colunista convidado do Mulher
Chegar aos 40 anos para uma mulher, normalmente, é se deparar com uma mudança de fases com relação ao funcionamento do organismo. A chegada do climatério, por exemplo, traz consigo uma nova dinâmica e, muitas vezes, um aumento de peso.
Saiba, contudo, que isso nada tem a ver com o seu estilo de vida. As mudanças hormonais dessa fase são as maiores culpadas e saber como lidar com elas te permitirá viver esse momento de maneira mais leve.
O que causa o aumento de peso no climatério?

Mesmo que você não mude nada na alimentação e siga tendo uma rotina de exercícios, é muito comum o surgimento de uma barriguinha após entrar no climatério. A queda do estrogênio, progesterona e testosterona muda completamente a forma como o seu corpo usa a gordura e constrói músculos.
Além disso, o seu metabolismo começará a desacelerar e você apresentará uma tendência a perder massa magra com muito mais facilidade. Para se proteger, então, o corpo passa a acumular gordura, especialmente no abdomen.
Isso não é causado por desleixo ou preguiça, é fisionomia. O peso não é só o que você come, é o que seus hormônios fazem com o que você come.