Embora seja um processo natural que, em geral, acontece entre os 45 e 55 anos, a menopausa pode surgir de maneira precoce para algumas mulheres. Nesses casos, o organismo para de ovular e produzir hormônios femininos de forma regular mais cedo do que o esperado, até mesmo antes do 40. Com isso, a saúde física e emocional costumam ser comprometidas.
Alguns sintomas, contudo, podem te alertar para a chegada dessa fase e garantir que você busque um médico para te aconselhar sobre os tratamentos. Veja quais são eles.
Sintomas da menopausa precoce

1. Alterações no ciclo menstrual
Um dos sinais mais comuns do climatério, seja para uma menopausa regular ou precoce, é a alteração no ciclo menstrual. As menstruações começam a ficar mais espaçadas, há uma alteração no fluxo ou até mesmo a ausência de menstruação por meses.
2. Ondas de calor
Conhecida popularmente como fogacho, essa sensação de calor súbito e suor noturno é muito comum entre as mulheres que estão no climatério.
3. Alteração do sono
A alteração de hormônios interfere também na regulação do sono, causando noites mais agitadas e despertares frequentes, por exemplo. Sendo assim, é comum ainda que a mulher se sinta mais cansada durante o climatério (regular ou precoce).
4. Mudanças de humor
Outro sintoma causado pela alteração nas taxas de hormônios. É comum que a mulher apresente um oscilação de humor variando muito rápido entre irritabilidade, ansiedade e tristeza.
5. Ressecamento vaginal e alterações na libido
É comum também passar por uma perda da lubrificação natural da vagina durante essa fase. Por isso, muitas mulheres passar a sentir desconforto durante a relação sexual e até mesmo uma queda da libido.
6. Alterações no peso
Mudanças no metabolismo e no equilíbrio hormonal podem levar a ganho de peso, especialmente ao redor do abdômen, mesmo sem alterações significativas na dieta ou na rotina de atividade física. É um sinal sutil, mas que muitas mulheres notam com o tempo.
Intensidade dos sintomas
Além de ocorrerem mais cedo do que o previsto, é comum que os sinais da menopausa precoce sejam ainda mais intensos, como explica um artigo da Fertilitat sobre o tema. Além disso, quando desencadeado por outra questão de saúde, é comum o aparecimento de outros sinais.






