Moraes Moreira fez história como um dos maiores músicos do Brasil: 5 sucessos atemporais

Um dos nomes mais marcantes na música popular brasileira, o cantor e compositor Moraes Moreira morreu na madrugada desta segunda-feira (13) aos 72 anos, em sua casa, no Rio de Janeiro. Ainda sem causa divulgada, a morte foi confirmada pelo irmão dele, José Walter Pires, em entrevista à GloboNews.

Nascido em 8 de julho de 1947 na cidade baiana de Ituaçu, Moraes Moreira iniciou sua trajetória musical como sanfoneiro. Ainda na juventude se mudou para Salvador, onde conheceu Tom Zé e entrou de vez para o mundo da música.

De lá, marcou seu nome como integrante do grupo Novos Baianos, ao lado de Baby Consuelo, Pepeu Gomes, Paulinho Boca de Cantor e Luiz Galvão. Na década de 1970, a banda lançou o álbum “Acabou Chorare”, considerado até hoje um dos melhores da história da cultura brasileira.

Com mais de 50 anos de carreira, o artista teve cerca de 60 discos gravados, não só junto com os Novos Baianos, mas também em carreira solo, em parceria com Pepeu Gomes e ao lado do Trio Elétrico Dodô e Osmar – outro marco na história: o artista foi precursor do trios carnavalescos, que viraram tradição nacional.

https://www.instagram.com/p/BeYYTKnFmlI/?lite=1

Um dos compositores mais versáteis do País, Moraes Moreira tem como alguns dos principais sucessos “Preta Pretinha”, “A Menina Dança”, “Besta é Tu”, “Na Cadência do Samba”, entre várias outras faixas.

Seu último álbum com composições inéditas, “A Revolta dos Ritmos”, foi lançado em 2012. No mesmo ano, Moraes Moreira saiu em turnê ao lado de seu único filho, Davi Moraes, celebrando os 40 anos de “Acabou Chorare”.

https://www.instagram.com/p/Butrd3LnNpU/?lite=1

Alguns anos depois, em 2016, os Novos Baianos se reuniram após quase duas décadas e também saíram em uma turnê comemorativa.

Músicas de Moraes Moreira

“Preta Pretinha”

“Besta é Tu”

“A Menina Dança”

“Na Cadência do Samba”

“Samba da Minha Terra”