À essa altura, você deve saber que nem toda notícia que circula pelo WhatsApp é verdadeira. Especialmente as relacionadas às eleições 2018. Muita gente tem acreditado que, se escolher apenas o candidato à presidência e apertar o voto branco em outros cargos, seu voto escolhido será anulado. É mentira. Entenda agora.
Votar em apenas um cargo anula meu voto?
Se você pensa em votar apenas para um dos cargos das eleições deste ano (presidente, governador, dois senadores, deputado federal e deputado estadual) e não escolheu o nome do político que te representará em alguma das outras vagas ou pensa em anular ou votar em branco, o voto que você escolheu não será anulado.
O Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco, o TRE-PE, desmentiu a informação que tem sido veiculada em mensagens de WhatsApp sobre o “voto parcial”. Não é verdade que, se você deixar de escolher algum dos cargos (votando em branco ou anulando), seus votos dados serão cancelados.
Para ficar claro: se você confirmar pelo menos um voto, ele será validado. Um voto não depende do outro para ser computado.
Se você não apertar os números, será considerado voto nulo
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) explica que se alguém for à urna e apertar os números apenas de um político e sair de perto da máquina, o presidente da mesa receptora de votos “o alertará sobre o fato, solicitando que retorne à cabina e conclua a votação”.
Se ele não quiser terminar sua participação, “o voto que ele tiver registrado será contabilizado normalmente e os demais, que ele não registrar, serão considerados nulos”.
Você também pode anular o voto digitando um número errado, que não pertença a nenhum candidato daquele cargo.
Vale lembrar que, depois do “confirma”, não tem volta. Seja para voto válido, nulo ou branco.
Eleições 2018: informações que você precisa saber
- Como saber se seu título de eleitor ainda é válido? Entenda
- Horário de verão mudou por causa das eleições: fique por dentro
- Diferença entre voto nulo e branco: geram novas eleições?