Neve em São Paulo? Veja previsões de evento climático histórico que atingirá o Brasil

Uma forte massa de ar frio, de origem polar, chega esta semana ao Sul do país. A partir de quarta-feira (19), segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), será possível sentir declínio acentuado de temperatura. Há possibilidade de neve na quinta (20), sexta (21) e sábado (22).

A partir de sexta, o frio também passa a avançar rapidamente sobre Mato Grosso do Sul, São Paulo, Rio de Janeiro, sul de Minas Gerais, Mato Grosso, sul de Goiás, Rondônia, Acre e sul do Amazonas, e as temperaturas também vão cair nesses estados. É melhor se preparar para o frio!!

Frio será intenso nos próximos dias

Há previsão de geadas para o amanhecer do dia 21 no Rio Grande do Sul e no oeste de Santa Catarina. No dia 22, elas podem ocorrer também no sul do Mato do Grosso do Sul e Sudoeste de São Paulo.

Segundo meteorologistas da MetSul, vai se tratar de um episódio curto de frio, mas intenso e potencialmente histórico. As mínimas, porém, não serão excepcionalmente baixas, alertam os especialistas. O que pode fazer esse evento ser histórico é a chance de neve em maior número de locais e com maior intensidade, como explica a MetSul em nota.

Apesar de a tendência de nevar ser altíssima, segundo a MetSul ainda é difícil dizer exatamente quanto e onde poderá ter queda de neve. No geral, há possibilidade de neve nas áreas de maior altitude nos três estados do Sul, mas não no estado de São Paulo, como chegou a ser cogitado anteriormente.

São Paulo pode ficar abaixo dos 10ºC

Tanto na capital paulista quando no interior de São Paulo, o dia mais frio será sexta-feira. Mesmo durante a tarde, em algumas cidades próximas do Paraná, os termômetros podem ficar abaixo dos 10ºC.

Previsões recentes da MetSul que afastaram a possibilidade de neve no sul paulista indicam que, no máximo, pode ocorrer chuva congelada na região, mas mesmo assim a probabilidade não é alta.

De acordo com as previsões do Climatempo, a chuva deve continuar a cair sobre várias regiões do Estado de São Paulo, incluindo a Grande São Paulo.

Na quarta, o sol volta a aparecer, a sensação de calor predomina em grande parte do dia, mas o tempo volta a ficar instável na quinta-feira com a chegada da grande frente fria. Há chances de recordes de frio serem batidos no final da semana.

Brasil