
Após o assassinato do norte-americano George Floyd, cometido por um policial e documentado em vídeo, tomar as notícias e desencadear protestos massivos em dezenas de cidades nos Estados Unidos, a violência policial foi novamente observada na forma como muitos grupos de oficiais estão tentando dispersar as manifestações – mas, em meio a isso tudo, alguns policiais foram vistos protagonizando cenas bonitas de empatia, diálogo e solidariedade o junto aos manifestantes.
Protestos nos EUA: atitudes de policiais chamam atenção
Enquanto boa parte da força policial atuante nos protestos antirracistas nos Estados Unidos tem agido de forma violenta, alguns grupos de policiais estão buscando apenas manter as manifestações seguras, conversando com os presentes de forma pacífica e, em alguns casos, mostrando que também estão descontentes com o caso de Floyd e situações semelhantes.
1. Atlanta (Geórgia)
É o caso, por exemplo, deste oficial de Atlanta (Geórgia) que, em meio a uma manifestação, se mostrou a favor dos protestos e se impôs perante colegas que tentaram restringir os manifestantes:
https://twitter.com/alejandracent2/status/1266548029307465729?s=21
Dirigindo-se a um grupo de manifestantes, ele afirmou que a ideia é “deixar as pessoas permanecerem ali, ficarem nas ruas, expressarem suas queixas, pois elas têm o direito de estar p****”. Diante disso, uma pessoa o questionou.
“Ali, eles [outros policiais] não pensam da mesma forma”, disse ele, e a resposta do policial fez todos comemorarem. “É por isso que eu mandei eles calarem a p**** da boca”, disse ele, se referindo a colegas oficiais. Em seguida, ele permaneceu conversando com as pessoas à volta dele, dizendo compartilhar da raiva delas e cumprimentando-as com um toque de mão.
2. Dallas (Texas)
This Dallas Police Chief just stopped a rioter in his tracks and told him and others to stop attacking police: https://t.co/qu8YWEZi9m
— Caleb Hull (@CalebJHull) May 30, 2020
Neste outro vídeo gravado em Dallas (Texas) que também viralizou no Twitter, uma policial foi filmada conversando pacificamente com um manifestante e pedindo, na base do diálogo, que ninguém mais atacasse a polícia ou os veículos deles.
“Nós estamos lhes dando a rua, nós estamos lhes dando a calçada, nós não estamos pedindo que vocês saiam daqui, mas vocês não podem bater nos meus colegas. Vocês podem ter as ruas, podem andar a noite toda, e nós vamos ficar aqui para assegurar que nada vai acontecer com vocês, mas não agridam o meu pessoal”, disse ela, elogiada por proteger as pessoas e dialogar com elas.
3. Protesto em rede social
This police officer was ordered to take down his video message. But I was not. Here is the video I screen captured before it was deleted. All should hear this. More police should speak up. pic.twitter.com/8BtAoxHlCi
— objkshn (@objkshn) May 31, 2020
Em outra situação, um policial usou a própria rede social para demonstrar sua revolta com relação a tudo o que aconteceu, e a mensagem foi reproduzida no microblog. No vídeo, ele se dirige aos colegas policiais de todo o país, pedindo que eles também se posicionem contra os oficiais envolvidos no assassinato de Floyd, algo que caracteriza como “trágico, horrível e criminoso”.
“Aqueles não eram oficiais, e aquilo não foi trabalho de polícia. Eu preciso que mais dos meus colegas da polícia usem as redes sociais para condenar as ações daqueles policiais – especialmente o assassino de uniforme pressionando o joelho diretamente no pescoço do Sr. Floyd, causando sua morte”, disse, relembrando o princípio pelo qual policiais devem agir.
“Nós entramos nesta linha de trabalho porque acreditamos em valores, valores pessoais como justiça, dignidade, respeito, coragem e compaixão. Se você realmente acredita nisso, vá às redes sociais, condene aquelas ações e demande que haja justiça para o Sr. Floyd. Muito obrigada, tratem uns aos outros do jeito certo, por favor”, pediu ele.
4. Louisville (Kentucky)
She just went in for the hug, and the officer accepted. Lasted almost a minute. Incredible pic.twitter.com/rJjvN0yhXz
— Roberto Aram Ferdman (@robferdman) June 1, 2020
Em outro registro feito em Louisville (Kentucky) que repercutiu no Twitter, é possível ver uma mulher – visivelmente abalada e chorando muito – abraçando um dos policiais que fazia parte da barreira de contenção à manifestação. Diante do ato, o policial retribuiu o abraço, consolando-a por mais de um minuto.
5. Shreveport (Luisiana)
A police officer in Shriveport comforts a protester. pic.twitter.com/pMMpKN8xcE
— Ian Miles Cheong (@stillgray) June 1, 2020
Já em Shreveport (Luisiana), um registro emocionante mostra um policial acalmando um manifestante que chorava, abraçando-o e dizendo palavras de conforto. “Eu sinto sua dor. Estamos aqui para ajudar, OK? Me desculpe, nós estamos todos juntos nessa”, disse ele.
6. Miami (Flórida)
Em outros registros, feitos em Miami (Flórida), policiais são vistos ajoelhando em respeito aos manifestantes e a Floyd – bem como um oficial em Washington, que fez o mesmo.
This is how Miami police met crowds protesting the death of George Floyd and the scourge of racism in America.
This is how you bridge the divide between police and the community it fails to serve. Recognizing that there is a problem and CALLING FOR STRUCTURAL CHANGE. pic.twitter.com/h00ZVjQLl5
— StanceGrounded (@_SJPeace_) May 31, 2020
