Ponte Estaiada foi decorada por time de 25 alpinistas: “Uma das melhores sensações que tive até hoje”

por | dez 16, 2019 | Notícias

Neste fim de ano, os paulistanos estão sendo encantados por uma decoração grandiosa feita na icônica ponte Octávio Frias de Oliveira – mais conhecida como ponte Estaiada, localizada no bairro do Brooklin (zona Sul) -, que foi transformada em uma árvore de Natal gigante.

O projeto, no entanto, não emociona só quem passa pela região à noite. “A árvore de Natal foi um dos melhores projetos em que eu já trabalhei até hoje. A emoção de você estar a 140 metros [do chão], descendo, clipado na corda, foi uma das melhores sensações que eu tive até hoje pendurado”, diz George Mattos da Silva – o “Miojo” -, um dos 25 alpinistas profissionais que trabalharam para concluir o projeto em nada mais do que 15 dias e se sentiram tocados pela experiência.

Ponte Estaiada vira árvore de Natal

A ideia de iluminar a ponte para o Natal 2019 veio para inspirar a população a entrar no clima natalino e decorar suas próprias casas e comércios, e é parte do projeto Cidade Iluminada, uma iniciativa da Sadia, Rede Globo e Prefeitura de São Paulo que irá premiar as melhores decorações da cidade.

“A ideia por trás do projeto Cidade Iluminada é justamente engajar as pessoas e resgatar a tradição de enfeitar a cidade nessa época festiva e transformar todas essas decorações em um grande espetáculo colaborativo, em que todo mundo participa. Com cada um participando e contribuindo um pouquinho, a gente consegue fazer com que a cidade fique mais bonita e mais iluminada”, explica Andrea Flores, diretora da BusinessLand, empresa de entretenimento responsável pela realização do projeto.

Alpinismo e emoção

Desde o último dia 6 de dezembro, este ícone da capital paulista foi transformado em uma grande e iluminada árvore de Natal, cheia de estrelas e com diferentes padrões de luzes que ficam ligadas das 18h às 6h todos os dias.

Essa decoração, no entanto, não foi algo simples de se fazer, já que a ponte tem 140 metros de altura e nenhum apoio para os alpinistas que realizaram o trabalho.

“Os alpinistas que foram contratados para o projeto têm certificação IRATA, que é internacional. São totalmente treinados para fazer escaladas em negativo, onde não tem aonde apoiar”, explica Andrea, citando as condições climáticas como um dos maiores desafios da ação, já que, em caso de chuvas ou ventanias, não é possível descer da ponte rapidamente.

“Só para subir até o topo da ponte, cada alpinista leva em torno de uma hora e meia e, depois, leva mais ou menos uma hora para descer. Se há possibilidade de chuva, eles nem sobem”, afirma a diretora.

Enquanto o planejamento da ação durou 30 dias e a pré-produção (pintura das estrelas e preparação da parte elétrica) levou 20, o tempo de execução foi apertado: apenas 15 dias.

Normalmente, instalar os mais de 1,1 mil metros de luzes de led e as 70 estrelas com quatro metros de altura cada na ponte levaria cerca de 30 dias, mas, como o tempo era curto, Andrea afirma que foi necessário realizar um trabalho de 24 horas por dia com os 25 alpinistas envolvidos na montagem – e, apesar de todos os desafios, eles se mostram maravilhados com a experiência.

“Foi emocionante ver a cidade lá de cima, principalmente quando trabalhamos à noite, quando vimos toda a cidade iluminada”, diz Luciano Peres Jardim, alpinista supervisor que trabalhou na instalação, ressaltando que este foi o maior projeto de que participou.

Para Fagner Vieira Pontes, outro membro do time de alpinistas, o trabalho foi prazeroso, mas igualmente desafiador.

“Tivemos que achar um jeito certo para descer agarrados nos cabos da ponte. Depois dos primeiros dias, a gente foi se adequando ao desafio”, afirma Pontes, lembrando que o time ficou bem entrosado para evitar distrações e, às vezes, eles escutavam um pouco de música para não permitir que a dificuldade os abalasse.

“O que acontece durante um tipo de trabalho desses é se apegar mais à equipe como se fosse uma família, porque cada um depende do outro. Até porque, com um conversando com o outro, você não se distrai e sempre presta bem atenção no que está fazendo”, conta.

Decoração de Natal da ponte Estaiada

A decoração ficará na ponte por um mês, e será desmontada no dia 7 de janeiro. A iluminação funciona todos os dias, das 18h às 6h.

Concurso Cultural Cidade Iluminada São Paulo

A participação no concurso é livre para moradores e comerciantes, que devem se inscrever no site da ação até o dia 24 de dezembro, submetendo fotos da decoração.

Os prêmios, por sua vez, serão divididos tanto em categorias (residência, comércio, shopping center e hotel) quanto pelas regiões da cidade, totalizando 40 vencedores.

A votação popular vai até dia 31 de dezembro e o resultado sai no dia 10 de janeiro.

Fim de ano em São Paulo