7 motivos que farão seu coração apertar de tanta saudade do MSN

Ah, MSN, que saudades. Bons tempos aqueles em que era possível chamar a atenção de um amigo desatento. O recurso escandaloso tremia a tela e fazia o maior barulhão. Sem contar o tempo diário que perdíamos escolhendo um nick e um subnick incrível, que revelasse como estávamos nos sentindo naquele momento. 

Se você também sente seu coração apertar de saudades, relembre os motivos pelos quais o MSN faz tanta falta. 

MSN: que saudade!

Os recursos do MSN eram MUITO criativos. Tanto que ficaram eternizados em nossos corações e nunca conseguiram ser imitados pelas redes sociais de hoje em dia. 

Chamar atenção

Não bastasse o cursor na barra inferior ficar piscando sempre ao receber mensagens, muitos usuários faziam questão de chamar atenção na hora da conversa. E quando isso acontecia, o MSN não poupava: fazia barulho e tremia a tela mesmo! Tanto que se um usuário insistisse demais chamando atenção do outro, poderia até travar o computador alheio. 

Saber o que o outro estava ouvindo

Na época do MSN, não se ouvia música por streaming: geralmente as pessoas baixavam ou transferiam o CD para o computador, em formato mp3 (que também não será mais utilizado). Para ouvir as músicas, os usuários reproduziam pelo Windows Media Player e, assim, era possível saber quem estava ouvindo o quê pelo MSN. Já era um bom motivo pra puxar assunto.

Quem está online?

O simples fato de um amigo ficar online no MSN já era um grande acontecimento: sempre que isso acontecia, subia uma barra lateral entregando o sujeito.

Qual é seu ‘nick’?

Na época do MSN, as pessoas não levavam muito a sério a própria identificação: cada um tinha um ‘nick’ (reducionismo de ‘nickname’, que significa apelido) diferente, e era por esse ‘nick’ que o usuário era identificado. Além das invenções com o próprio nome (por exemplo, alternando caracteres maiúsculos e minúsculos), as pessoas deixavam alguma frase de efeito, para se mostrarem mais interessantes. Ah, isso também tinha um nome: ‘subnick’.

Stickers invasivos

Com algumas atualizações, o MSN deixou de ser um comunicador instantâneo de mensagens para se transformar num comunicador de figuras. Quem não se lembra daquelas figuras gigantes que apareciam no meio da tela? 

Status “Ausente”

Para despistar alguns chatos que insistiam em puxar conversa ao entrar no MSN, muita gente passou a deixar o status “Ausente”, quando ainda estava online. Mesmo porque não adiantava muito deixar “Ocupado”. Ninguém levava isso a sério.

Os primeiros GIFs

Emoticons e stickers não eram o suficiente para o MSN. Com o tempo, as pessoas passaram a mandar os primeiros GIFs – como este clássico da Bianca Exótica.

Internet de antigamente