7 razões para NÃO ter saudades do Windows Vista

por | jul 26, 2016 | Tecnologia

Quando a Microsoft anunciou o Windows Vista, muitos torceram o nariz. Afinal, o Windows XP cumpria bem as expectativas de quem buscava um sistema operacional simples e relativamente eficaz.

Leia também: Confira 10 novidades sobre o Windows 10

Em 2007, muitos viram a ‘inovação’ se tornar um ‘pesadelo’: o Vista não só estava longe de suprir as expectativas, como trouxe frustração pra muita gente que esperava obter um desempenho melhor de suas máquinas. (Não à toa, teve que ser substituído às pressas, em 2009, ano de lançamento do Windows 7.)

Relembre, a seguir, 7 motivos para não sentir saudades do Windows Vista:

#1 Pra quê tanta segurança?

Qualquer comando que você fizesse no sistema operacional pedia permissão. Chegava a irritar aquela tela constante perguntando se você realmente queria, por exemplo, mexer na hora do relógio.

#2 Lerdo demais

Recursos gráficos como Aero e Sidebar geraram uma sobrecarga desnecessária no sistema operacional. Isso fazia com que o seu computador ficasse lerdo, bem lerdo.

Leia também: 4 coisas que o Mac deveria fazer para superar o Windows 10

#3 Péssimo para gamers

A Microsoft já havia lançado o Xbox, mas não fez nenhum esforço para integrá-lo ao seu sistema operacional. Além do mais, a sobrecarga do sistema operacional dificultava jogar games pesados de PC, o que aumentou ainda mais a frustração de gamers. Essa integração com o Xbox, porém, só foi realizada a partir do Windows 8.

#4 Forçar upgrade

A cada atualização, o Windows Vista pedia que você fizesse upgrade. É como se a Microsoft quisesse remediar a cada momento seu péssimo sistema. Resultado provável: você perdia mais tempo reiniciado seu computador.

#5 Não era melhor que o XP

Quando o Windows XP foi lançado, representou um salto muito grande em relação aos modelos Windows 95/98. Além da interface gráfica, seu desempenho era mais funcional. Quando o Vista surgiu, quis trazer gadgets demais, ser seguro demais, para, no final, nem superar seu antecessor.

#6 Programas desnecessários

Muitos programas desnecessários instalados no sistema também comprometiam seu desempenho. Sério, quem ainda usava Windows Movie Maker nos idos de 2007? Windows Mail pra quê, se existia Outlook? Tudo isso só pra deixar seu PC ou notebook mais pesado.

#7 Não ajudou em nada na integração com o Windows 7

Quem tinha o Vista e quis fazer a transferência para o XP em seu computador teve um trabalhão. A Microsoft exigiu realizar uma ‘instalação customizada’, ou seja, todos os drivers, aplicativos e programas iniciais necessários para usar o seu computador tinham que ser instalados ‘do zero’. Além disso, o armazenamento local dos dois sistemas operacionais ficava em locais diferentes do seu hardware. Quem fez isso na ‘unha’, sentiu na pele.

Leia também: Confira triunfos e fiascos de Bill Gates, o ‘pai’ da Microsoft