8 detalhes que podem fazer com que o Xbox One supere o PS4

por | jul 26, 2016 | Tecnologia

Atualmente a guerra de consoles não é tão intensa quanto a disputa entre Sony e Microsoft. Em 2016, muita coisa está a favor do Xbox One que, apesar de começar com pé esquerdo, pode superar as vendas do PlayStation 4, que atualmente domina 51% do mercado na categoria (contra 28% do Xbox).

Leia também: 5 vezes em que o videogame ajudou a salvar vidas

Há, no entanto, esperança para o console da Microsoft. Veja 8 razões por que o Xbox One pode superar o PlayStation 4 em 2016:

#8 Compatibilidade

Uma boa mudança aos amantes de games: a Microsoft vai executar mudanças para que o usuário também possa jogar os games do anterior Xbox 360, que contém uma gama de títulos. Nem todos, porém, serão compatíveis –entre os confirmados, porém, estão “Gears of War”, “Fallout 3” e “The Witcher 2”.

#7 Jogos exclusivos

Atualmente o PS4 detém mais títulos exclusivos, mas em 2016 o console da Microsoft deverá vir com jogos que prometem. Entre os novos games só para o Xbox One pode-se destacar “ Quantum Break” (dos mesmos criadores de “Alan Wake” e “Max Payne”). “ Scalebound”, da Platina Games (“Bayonetta 2” e “Metal Gear Solid: Revengeance”), também é outra novidade, e permitirá jogar simultaneamente com três pessoas.

#6 Melhora na interface

A interface, ou dashboard, é indispensável para encontrar o que realmente precisa de forma rápida e concisa em seu console. A do PS4 é admirável, mas há rumores de que uma atualização deixará a do Xbox One melhor. O dobro de velocidade e uma interface amigável ao novo sistema operacional Windows 10 ajudarão a sincronizar o console tal qual o ordenador do Windows Phone, resultando em algo mais integral e versátil.

#5 As melhores funções do Windows 10

Por conta das críticas com o Windows 8, a Microsoft tratou de melhorar o rendimento e o controle do Windows 10. Elas estarão disponíveis aos jogadores do Xbox One, permitindo o desfrute de um conceito de central multimídia. O videogame contará com amplo catálogo de ferramentas, para aproveitar ao máximo o que o novo sistema operacional apresenta.

Leia também: 4 coisas que o Mac deveria fazer para superar o Windows 10

#4 Streaming de jogos

Tudo aponta para que o Xbox One permita acessar games de PC via streaming (ainda não há um comunicado oficial). Isso significa a possibilidade de jogar games de última geração indisponíveis no console através do console. No caso do PS4, o streaming permite jogar títulos de PS2 e PS3 – consoles que, apesar de populares, não oferecem tantos games quanto o PC.

Leia também: ‘Netflix dos games’: 7 coisas sobre o GameFly que você precisa saber

#3 Suporte para teclado e mouse

Thinkstock

Finalmente a Microsoft deve integrar o teclado e mouse ao Xbox One, eliminando a ‘vantagem’ que certos jogadores de PC desfrutam (já faz tempo que a empresa considera essa opção). Isso garantirá jogabilidade mais diversificada aos games. Quem não gostar da ideia, ainda pode ficar com o joystick tradicional.

Leia também: 5 coisas para se fazer no computador sem utilizar o mouse

#2 Multiplataforma

A função que permite jogar online com outros usuários ao redor do mundo estará disponível na maioria dos jogos do Xbox One (quanto ao PS4, ainda necessita de servidores diferenciados). A possibilidade de jogar com (ou contra) os amigos e outros jogadores pode atingir outro patamar, já que essa atualização poderia fazer com que o dono de um Xbox enfrente, por exemplo, um usuário que joga o mesmo game por outro console.

#1 DirectX 12

A atualização da aplicação de API aberta do Microsoft, de início, preocupou alguns usuários, mas pode receber melhorias com o Windows 10, garantindo uma superioridade em termos de desenvolvimento gráfico se comparado ao PS4. Mais de 100 desenvolvedores estão trabalhando diretamente com o DirectX 12, de acordo com a empresa. O futuro dos consoles pode estar mais atrelado ao universo dos PCs do que poderíamos imaginar.

Leia também: 7 razões para NÃO ter saudades do Windows Vista