Austrália cria aplicativo de caça aos gatos

Thinkstock

Gatos são criaturas adoráveis e curiosas, não é à toa que podemos passar horas do dia assistindo a vídeos de gatos espalhados pela internet. Com tudo isto, fica difícil acreditar que os bichanos estejam instaurando o caos na Austrália a ponto de terem que ser eliminados.

Mas calma, antes de odiar todas as autoridades do país, é preciso saber que, infelizmente, a caça aos gatos australianos tem motivo: os 20 milhões de gatos selvagens existentes no país são responsáveis por 28 das 29 espécies de mamíferos em extinção. Além disso, outros 120 animais nativos estão em risco. Os pássaros pequenos são os mais ameaçados.

Diante disso, o governo australiano está criando estratégias para poder diminuir e número de gatos, como o aplicativo FeralCatScan em que os usuários podem “denunciar” locais onde veem grande número de gatos selvagens.

O site do aplicativo salienta que o objetivo é diminuir a população de gatos selvagens e os gatos domésticos não estarão de maneira alguma ameaçados. Apesar de parecidos com gatos domésticos, os gatos selvagens, feral cats em inglês, vivem nas ruas, geralmente em bandos, e caçam para sobreviver.

O governo irá distribuir iscas com veneno para acabar com as ameaças felinas. Uma triste realidade que também é vivida pelos Estados Unidos, Inglaterra e Alemanha.