Grecia é um tucano que teve um pedaço da parte superior do seu bico arrancada. Ele está atualmente no Centro de Resgata Animal da Costa Rica, onde foi ensinado a se alimentar só com a parte inferior do bico.
Recentemente especialistas criaram uma forma de devolver a Grecia parte de seu bico por meio de uma impressão em 3D.
A impressão 3D a serviço do resgate animal
O projeto só foi possível graças à arrecadação de fundos por meio de uma campanha de financiamento coletivo pelo site Indiegogo. No total, foram obtidos 10 mil dólares para a pesquisa e desenvolvimento do projeto, que, além de ajudar Grecia, servirá para salvar diversos animais em condições similares. Os desafios de desenvolver uma prótese que se adapte perfeitamente ao animal são muitos.
Especialistas de três diferentes empresas costarriquenhos dedicadas à impressão 3D trabalharam em equipe para construir um equipamento capaz de fazer a prótese para Grecia. Que será colocada, na melhor das hipóteses, ainda em junho.
A princípio, o bico será unido à face do animal com ataduras ou taxas, mas os veterinários advertiram que o melhor seria utilizar uma espécie de cola similar à que se usa nas próteses dentárias.
Por fim, os especialistas decidiram desenhar uma prótese desmontável para que os cuidadores possam removê-la e higienizá-la, e para que possa ser substituída quando o animal ficar adulto, já que ele tem apenas um ano.
Veterinários e cuidadores do Centro de Resgate Animal advertem que se a prótese gerar incômodo ou dor, o animal a recusará e será melhor removê-la. Grecia se acostumou a viver só com metade do bico superior e é provável que recuse uma prótese de plástico.
Atualmente, o tucano vive em um jaula, já que corre risco de morte. Se a prótese encaixar perfeitamente, Grecia tem chances de ter uma vida longa e saudável.