
Antes de mandar algum e-mail, principalmente em ambientes corporativos, é indicado verificar o teor do assunto, para que o receptor da mensagem não interprete o que você escreveu de maneira equivocada. Por conta dessa necessidade, a IBM desenvolveu a tecnologia “Tone Analyzer”, que faz uma análise linguística de sua mensagem e classifica como ‘nervoso’, ‘agressivo’, ‘feliz’ ou ‘triste’ a partir de uma série de combinações.
Ao analisar os textos, o “Tone Analyzer” pode aplicar até três cores, que representam análise emocional, social ou estilo de escrita.
Leia também: Chega de senhas! App promete funcionar com a força do pensamento

No tom emocional, a ferramenta analisa:
– Ira (incômodo, hostilidade, agressão, mágoa, frustração e raiva);
– Alegria (prazer, otimismo, contentamente, inspiração felicidade);
– Negatividade (medo, nojo, desespero, culpa, rejeição e humilhação).
Social:
– Neuroticismo;
– Extroversão;
– Escrupulosidade;
– Amabilidade;
– Abertura para a experiência.
E no estilo de escrita:
– Capacidade analítica;
– Confiança;
– Experimento.

Leia também: Conheça Santos Dumont, o computador de R$ 60 milhões
Com isso, o usuário tem à disposição sugestões de como aprimorar a mensagem. Além disso, a ferramenta recomenda sinônimos que possam facilitar (ou melhorar) a comunicação.
O recurso foi criado a partir do ‘supercomputador’ Watson ( em imagem acima) e pode ser utilizado em sua versão original, em inglês, com a plataforma em nuvem da IBM (Bluemix).