Por que GPS de dispositivos do mundo todo podem parar de funcionar neste sábado?

No próximo sábado (6), os sistemas de GPS mais antigos poderão apresentar falhas ou até mesmo parar de funcionar. O problema está sendo comparado ao “bug do milênio” que ameaçou os sistemas tecnológicos na virada do século. Saiba como isso vai te afetar!

GPS pode parar de funcionar: como isso nos afeta

Atualmente, somos completamente dependentes do sistema GPS, seja para locomoção, assistir TV, usar a internet ou até mesmo para sabermos as horas e as falhas ou paralisações dos dispositivos neste sábado, pode nos atingir.

Os mais afetados serão os sistemas antigos, como de navegação em navios, carros e aviões, redes de computadores, servidores, instalações elétricas, sites e outros equipamentos que dependem de satélites GPS para ajustarem seus relógios.

Isso acontecerá por causa de uma atualização. De acordo com o Observatório Naval dos Estados Unidos (USNO), os dispositivos mais antigos farão uma transição no formato de data usado para medir o tempo, porque o sistema de medição que ainda é usado, herdado de suas origens, nos anos 70, atinge o limite de semanas que pode contar.

No “bug do milênio”, em agosto de 1999, esses GPS atingiram o cálculo máximo de semanas e, passaram por uma reinicialização para começar a contagem do zero, mas agora, devem mudar o sistema de contabilização do tempo.

A diferença é que no fim do século 19, não éramos tão dependentes do sistema de navegação por satélite e, desta vez, o mundo será afetado em uma escala muito maior.

iStock

Mas se você tem um smartphone, não precisa se preocupar. O sistema de GPS dos aparelhos celulares atuais é mais moderno e não passará por essa reformulação, já que não possui medida de tempo limitada, por isso, seu Waze funcionará normalmente.

O controlo do GPS sobre nós