Robô gigante tipo “Avatar” criado na Coreia do Sul deve custar o equivalente a 30 Ferraris

Apesar de o enredo do filme “Avatar” estar relacionado com convívio entre seres humanos adaptados a um planeta de rica natureza, o que mais chamou a atenção dos espectadores do longa foi o tamanho de um robô controlado pelo Coronel Miles Quaritch (Stephen Lang).

Assim como o antagonista do filme, a empresa sul-coreana Hankook Mirae Technology também criou uma máquina de grande porte com objetivos militares.

O Method-2 é o “primeiro bipedal construído para trabalhar em áreas extremamente perigosas, onde os seres humanos não podem ir desprotegidos”, conforme disse o presidente da empresa, Yang Jin-Ho.

Projetado por designer de Hollywood

Não é à toa que o Method-2 se parece com um filme associado à alta tecnologia. O projetista do robô, Vitaly Bulgarov, chegou a contribuir com protótipos de filmes como “Robocop” e “Exterminador do Futuro”.

“Tudo que aprendemos até agora sobre este robô pode ser aplicado para resolver problemas do mundo real”, disse Bulgarov em sua página do Facebook.

Seus braços metálicos pesam cerca de 130kg cada. Ele possui o dobro do tamanho de uma pessoa de estatura mediana e é tão pesado que a cada passo é possível ouvir os tremores no chão.

Por se tratar de uma produção sul-coreana, especula-se que seja uma maneira de se mostrar preparado para um possível conflito com a Coreia do Norte. Entretanto, nenhum de seus criadores deu qualquer palavra sobre se pretendem usar o Method-2 para resolver conflitos. Na verdade, o robô ‘Avatar’ da vida real nem foi totalmente finalizado.

Robô caríssimo

Essa versão do robô demorou mais ou menos um ano para ficar pronta. O projeto foi iniciado pela empresa em 2014, “trazendo à vida o que antes era somente possível em filmes e desenhos”, brincou Jin-Ho.

Ele disse que gastou o equivalente a mais de R$ 650 milhões até chegar ao primeiro protótipo, que deve ser posto ‘à venda’ em 2017, por um custo equivalente a quase R$ 30 milhões por unidade – mais ou menos o que se pagaria em 30 carros esportivos como a Ferrari.

Robôs: úteis e impressionantes