
O soluço é um estímulo involuntário dos músculos da respiração, principalmente o diafragma, que causa uma inspiração rápida e curta, não sincronizada com o ciclo respiratório. Entre as causas, está o estômago muito cheio, a ingestão rápida de alimentos, excesso de bebida alcoólica, ou o fato de engolir muito ar, ou fumaça, além de bebida muito quente ou gelada.
O estresse emocional também pode desencadear uma crise de soluços. Você já deve ter sofrido uma algum dia, e também ouvido falar sobre certas técnicas para contê-la. Por mais criativas e bizarras que posam parecer, basicamente, o objetivo é relaxar a tensão muscular e acertar o compasso da sua respiração. Para tanto, experimente algumas das táticas abaixo:
Para interromper o soluço
1. Cheire um pouco de pimenta branca ou do reino, para induzir ao espirro, que pode eliminar o soluço.
2. Faça gargarejo com água, ou tome grandes goles. Você também pode tentar a tática de beber de cabeça virada para baixo, com os lábios encaixados na borda superior do copo.
3. Pare de respirar ou respire em um saco de papel para aumentar a quantidade de dióxido de carbono na corrente sanguínea. Assim, o corpo fica ocupado neutralizando o dano e “esquece” dos soluços.
4. Coma uma solherada de açúcar, ou uma colher de manteiga de amendoim para estimular a garganta.
5. Mostre a língua, esticando-a para fora com toda sua vontade. Repita o movimento algumas vezes para tentar distender a musculatura respiratória.
6. Ria com gargalhadas exageradas para tentar causar o mesmo relaxamento e muscular e, alternar a respiração. Use as cócegas ao seu favor.
7. Se conseguir resistir à aflição, tente até elevar a úvula, popularmente conhecida como “sininho” da garganta com uma colher.
8. Assoe o nariz, ou prenda a respiração e aperte as narinas fazendo pressão para expirar com força, como quando você quer eliminar a pressão dos ouvidos.
9. Dobre as pernas sobre o abdômen, e faça uma inspiração rápida, como ocorre quando você fica assustada. Se possível, leve um susto!
10. Teste o alívio da distensão abdominal através da eructação. Esse nome bonito e técnico aí, nada mais é do que um bom arroto.
3 ervas que funcionam: Chá contra gases, azia e má digestão