Perto do fim, o ano de 2021 já está marcado por grandes perdas da dramaturgia brasileira. Relembre nomes que ajudaram a escrever a história da televisão, do cinema e do teatro nacional, e que deixarão muita saudade:
Gilberto Braga
O autor de novelas morreu no dia 26 de outubro, aos 75 anos, vítima de complicações por conta de uma infecção sistêmica.

Gilberto Braga escreveu verdadeiros clássicos da TV brasileira, incluindo novelas como “Dancin’ Days” (1978), “Vale Tudo” (1988) e “Celebridade” (2003). A morte do autor é uma grande perda para a dramaturgia nacional.
Luis Gustavo
Famoso por papéis como o do tio Vavá, de “Sai de Baixo”, do costureiro Victor Valentin em “Ti Ti Ti”, entre vários outros marcantes, o ator morreu no dia 19 de setembro, aos 87 anos, após lutar por três anos contra um câncer no intestino.
Sérgio Mamberti
Célebre e premiado na TV, no cinema e no teatro, o ator morreu no dia 3 de setembro, aos 82 anos, e certamente vai deixar muita saudade.

Mamberti, que encantou o público infantil na pele do Dr. Victor, do “Castelo Rá Tim Bum”, estava internado desde 25 de agosto com uma infecção nos pulmões e faleceu em decorrência de falência múltipla de órgãos.
Tarcísio Meira
Eterno galã da televisão brasileira, o ator morreu no dia 12 de agosto, aos 85 anos, por complicações da Covid-19, deixando um verdadeiro legado.

Não é exagero dizer que Tarcísio Meira fez história na TV: ele protagonizou a primeira telenovela diária do Brasil, além de ter inaugurado a faixa nobre da Globo, ao lado da esposa, Glória Menezes, com a trama “Sangue e Areia” (1968).
Paulo José
O ator morreu no dia 11 de agosto, poucas horas antes do falecimento de Tarcísio Meira. Ele tinha 84 anos de idade e já estava internado havia 20 dias, devido a uma pneumonia.

Mesmo enfrentando o Mal de Parkinson há duas décadas, Paulo José não abandonou a profissão que tanto amava e que respeitou ao longo de seus 60 anos de carreira.
Camila Amado
A atriz de teatro, cinema e televisão morreu no dia 6 de junho, aos 82 anos de idade, vítima de um câncer no pâncreas.

Com mais de 50 anos de carreira, Camila atuou no remake da novela “Éramos Seis”, exibida pela Rede Globo em 2020. Na trama, ela interpretou a personagem Tia Candoca.

Eva Wilma
A atriz morreu no dia 15 de maio, aos 87 anos, vítima de um câncer de ovário. Ela foi diagnosticada com a doença em 7 de maio, iniciou o tratamento oncológico no dia seguinte, mas não resistiu e faleceu.
Com mais de 60 anos de carreira, Eva Wilma deixou grande saudades e ganhou várias homenagens de fãs e de famosos nas redes sociais. O último trabalho da atriz na TV foi na novela “O Tempo Não Para”, exibida em 2018.
Paulo Gustavo
A morte do ator, aos 42 anos de idade, certamente foi a que mais causou impacto e que gerou maior comoção entre o público.

Conhecido por seu eterno bom humor, Paulo Gustavo deixou o Brasil um pouco mais triste ao falecer no dia 4 de maio, vítima de complicações da Covid-19.

Paulo passou quase dois meses internado em estado grave, foi submetido a vários procedimentos, mas infelizmente não resistiu. Ele deixou o marido, o médico Thales Bretas, e dois filhos, Romeu e Gael.
https://www.instagram.com/p/CLncFvtJBDR/
João Acaiabe
Conhecido pelo público por ter interpretado o Tio Barnabé na segunda versão do “Sítio do Pica-pau Amarelo”, o ator morreu aos 76 anos, no dia 1 de abril, também vítima de Covid-19.

João havia testado positivo para a doença no dia 15 de março, dias antes de ser vacinado, mas precisou ser internado em um hospital, onde foi intubado e não resistiu após sofrer duas paradas cardíacas.

Edson Montenegro
O ator, que ficou conhecido como o pai do personagem Buscapé em “Cidade de Deus”, morreu aos 63 anos no dia 20 de março, em São Paulo, em decorrência da Covid-19.
https://www.instagram.com/p/CHOYHfenexV/
Além dos fãs, famosos como Luis Miranda, Miguel Falabella e Larissa Manoela, que contracenou com o ator em “Cúmplices de um Resgate”, lamentaram a morte de Edson Montenegro nas redes sociais.