Após anos difíceis marcados pela desconstrução de crenças e uma transformação coletiva custosa, 2022 pode, segundo a astrologia, trazer mais tranquilidade. Regido por Mercúrio – planeta conhecido como “mensageiro dos deuses” por ser o mais próximo do Sol –, ele terá como destaque a retomada das atividades cotidianas, mas, em meio ao clima de alívio, é preciso ter em mente outras configurações astrológicas e a ideia de que quem vive este momento mudou muito nos últimos dois anos.
Mercúrio é o regente de 2022: o que significa?
Enquanto 2020 foi um ano regido pelo Sol e 2021 teve como regente o planeta Vênus, Mercúrio é quem influencia coletivamente o ano de 2022 – algo que, segundo a astróloga Virginia Gaia, traz um clima mais tranquilo em comparação com os últimos anos. Patrono da comunicação, do cotidiano e das pequenas viagens, Mercúrio tende a proporcionar a retomada da vida social e atividades comerciais – o que não significa a volta da vida pré-pandemia porque as transformações do período vêm na bagagem.
Conforme explica a especialista, a regência de Mercúrio acontece dentro de um ciclo Saturnino de 36 anos que teve início em 2017. Ligado à disciplina e ao amadurecimento, este planeta faz com que as pessoas embarquem na retomada das atividades habituais com uma bagagem, ou seja: em todos os âmbitos da vida, não somos mais as mesmas pessoas e muito terá de ser adequado devido às grandes transformações recentes.
Isso, na prática, implica que 2022 pode ser um ano de revisão (algo gerado pelo grande ciclo de Saturno) de temas mercuriais. Assim, em meio à retomada do comércio e das relações interpessoais, será necessário refletir sobre como nos comunicamos, sobre a forma como adquirimos bens e serviços e sobre viagens, sempre visando tornar tudo isso mais prático e mais adequado à nova percepção das pessoas sobre isso.
“A maneira como a gente compra, se a gente puder rever, pensar a maneira mais prática [de fazer], é algo a se pensar. Além disso, devemos rever questões do nosso cotidiano; com tudo o que a gente aprendeu nos últimos anos, o que podemos fazer para tornar a vida mais prática, mais bacana? Há também a revisão da comunicação, que implica a necessidade, por exemplo, de tomar cuidado para não espalhar fake news, não consumir qualquer informação que chega. É um momento legal para adquirir novas habilidades e ainda lidar melhor com a vida eletrônica. A gente pode, sim, usar aplicativos e coisas assim, mas é preciso repensar. Será que não é bom limitar o tempo que ficamos nas redes sociais?”, reflete Virginia.
De acordo com a astróloga, as mudanças que aconteceram nos últimos anos serão, aos poucos, incorporadas no comportamento coletivo, promovendo uma profunda transformação de hábitos e valores. A influência geral e mágica de Mercúrio, porém, não é a única à qual o ano estará submetido – e, por isso, é preciso considerar também os trânsitos, os fenômenos e as configurações planetárias importantes que acontecem nele.
Trânsitos astrológicos em 2022 que causarão impacto
Quadratura entre Saturno (em Aquário) e Urano (em Touro)
Enquanto Saturno está passando pelo signo de Aquário desde o fim de 2020, Urano está posicionado em Touro desde o início de 2019 – e, assim como já vem ocorrendo nos últimos anos, os dois formam uma quadratura, garantindo uma alternância entre momentos de tensão e relaxamento durante todo o ano. Segundo Virginia, esta configuração planetária tende a ter impacto especialmente quanto a assuntos financeiros.
“Trata-se de um contato entre planetas que desafia especialmente a maneira como lidamos, globalmente, com a produção e a distribuição de riqueza. É preciso saber compartilhar valores e reformar as estruturas sociais para contemplar cada vez mais os negócios baseados em tecnologia e capazes de promover ganhos em grupo”, afirma a astróloga.
Júpiter transitando entre Áries e Aquário
Em maio, Júpiter deixa o signo de Peixes – onde está posicionado desde 2021 – e ingressa em Áries. Ao chegar no primeiro signo do zodíaco, o planeta da expansão alcança sua forma mais “enérgica”, algo que dura até outubro, quando retorna a Peixes em um movimento retrógrado. Em dezembro, no entanto, ele ingressa novamente em Áries – e tudo isso gera oscilações em vários sentidos.
“Como Peixes e Áries são signos de naturezas bastante distintas, sentiremos essas idas e vindas se manifestando na vida das pessoas como instabilidade”, afirma a especialista, enfatizando que, apesar de 2022 estar prestes a trazer uma série de altos e baixos devido a este trânsito (especialmente para os signos envolvidos, Áries e Peixes), haverá também muita vontade de sonhar, motivação para começar e também para recomeçar quando necessário.
Planetas retrógrados em 2022: datas
Conforme explica Virginia, a retrogradação de um planeta é um fenômeno visual em que o astro em questão aparenta estar fazendo o movimento contrário à rotação normal – apesar de ser uma ilusão de ótica, estes fenômenos também trazem consequências gerais. Segundo a astróloga, estes momentos pedem uma maior atenção (e, por vezes, necessidade de revisão) aos temas que cada um dos planetas rege.
Mercúrio retrógrado, por exemplo, pode gerar atrasos, dificuldades com aparelhos tecnológicos de forma geral e transações eletrônicas. Em 2022, ele ocorre entre 14 de janeiro e 4 de fevereiro, entre 10 de maio e 3 de junho, entre 10 de setembro e 2 de outubro e entre 29 de dezembro e 18 de janeiro (já em 2023).
Vênus retrógrado, por sua vez, inspira revisões no campo das relações humanas (sejam elas amorosas, familiares, de trabalho ou de amizade) e da diplomacia, além de gerar possíveis instabilidades em temas relacionados a finanças. Em 2022, o ano já começa com esta retrogradação, já que ela acontece entre 19 de dezembro de 2021 e 29 de janeiro do ano seguinte.
Já Marte, regente das iniciativas, traz a sensação de demora ou de que todos os começos estão mais incertos que o habitual – algo que acontece uma vez no ano, entre 30 de outubro e 12 de janeiro de 2023.
Nos intervalos de 28 de julho a 23 de novembro e 4 de junho a 23 de outubro, por sua vez, as retrogradações de Júpiter e Saturno contrariam um pouco o tom geral do ano. Enquanto o primeiro rege expansão, educação e grandes viagens, o segundo rege planejamento e grandes ciclos do tempo – e, durante estes trânsitos, deve haver necessidade de se rever crenças pessoais, viagens internacionais e projetos a longo prazo.
O próximo planeta do sistema solar, Urano, ficou retrógrado desde agosto de 2021 e permanece assim até 18 de janeiro de 2022 – e, como rege inovação e tecnologia, o clima de revisão de assuntos relacionados à ciência e às organizações sociais que temos vivenciado durante os últimos meses deve ter uma breve pausa.
Quanto a Netuno (planeta do psiquismo e dos movimentos de massa) e Plutão (que rege a sexualidade, o ocultismo e o inconsciente), as retrogradações se dão de 28 de junho a 3 de dezembro e de 29 de abril a 8 de outubro, respectivamente. Segundo Virginia, o primeiro período trará revisão de assuntos ligados à coletividade e religiosidade, enquanto o segundo provoca reflexão sobre temas tabu, assuntos obscuros e relações de poder.
Eclipses 2022: datas
Em 2022, todos os eclipses (quatro no total) ocorrem no eixo formado entre os signos de Touro e Escorpião. Isso, segundo Virginia, trará a necessidade de transformar. “Com certeza os eclipses reverberam na economia mundial: a busca por uma retomada econômica certamente demandará uma ampla revisão e desapego do que não é essencial”, diz a astróloga, enfatizando que estes eclipses acentuam a quadratura entre Saturno e Urano, gerando instabilidade nos campos afetados pelo trânsito.
Além disso, devido ao eixo em que ocorrem, os eclipses podem trazer muita reflexão sobre coisas imateriais e assuntos tabu, como morte e sexualidade. “2022 inspirará profundas reflexões e muita vontade de virar páginas”, pontua Virginia, que detalha a influência de cada um dos eclipses sobre a sociedade com base na configuração estelar do momento.
- 30/04 (solar parcial):
Traz a necessidade de vencer o orgulho e praticar o desapego para promover transformações, deixando de lado o que é supérfluo e podendo, portanto, construir o novo. Questões sobre consumo responsável e beleza real também ficam evidentes.
- 16/05 (lunar total)
Momento evoca sabedoria, deixando temas educacionais e filosóficos em destaque além de remeter ao psiquismo e à sexualidade.
- 25/10 (solar parcial)
Fase de profunda renovação, cura pelo prazer e pela beleza (com temas psíquicos e mágicos ganhando evidência).
- 08/11 (lunar total)
Momento de impulso para se vencer medos inconscientes, promovendo assim viradas repentinas e novas soluções para problemas antigos (especialmente se tratando do campo econômico).